Madeira

PAN defende grupo de trabalho abrangente para combater pobreza na Madeira

None

A representação regional do PAN criticou, esta tarde, através de comunicado, o Governo do PSD/CDS por ter transformado “a Madeira em poucos anos na região mais pobre de Portugal” e anunciou uma proposta para “formar um grupo de trabalho transversal às diferentes secretarias, câmaras municipais e organizações para estudo e conhecimento das diferentes necessidades e criar uma Estratégia de intervenção Regional de Combate à Pobreza agregando vários sectores (habitação, educação, saúde, emprego, entre outros) e apresentar resultados claros e palpáveis das políticas adoptadas”.

Na referida nota, que não é assinada, anunciam-se “as propostas do PAN de tornar o combate à pobreza uma prioridade regional”, com um dos objectivos conjuntos do Governo Regional e das autarquias. Esta força política considera que “a função política assistencialista das casas do povo é um dos entraves à erradicação da pobreza extrema e que as competências destas [entidades] devem diluir-se nas juntas de freguesia”. Além disso, “deve ser criada uma Unidade de Missão conjunta (governo/ municípios/ONG’s) específica para a identificação e combate à pobreza, com uma dotação financeira específica inscrita no Orçamento regional/ municipal”.

“A repetição de modelos gastos em nada vai melhorar a situação daqueles que hoje vivem no limiar e abaixo do limiar de pobreza, e entre nós, ao contrário do que Miguel Albuquerque pensa, diz e faz, a taxa de intensidade da pobreza, que mede quão distante está o rendimento destas pessoas do valor fixado para o limiar da pobreza, piorou. E esta é uma situação intolerável para quem defende a dignidade da pessoa humana, a justiça social e uma sociedade coesa, valores estes que para o PAN Madeira terão de estar na base de uma sociedade desenvolvida”, refere-se no mesmo comunicado.