Madeira

“Investimentos prometidos e anunciados para os bairros sociais não passam de propaganda”

PCP esteve no Bairro da Nogueira

None

“Na Região Autónoma da Madeira o estado de desqualificação dos bairros sociais é um facto indesmentível. Verificamos esta realidade de norte a sul da nossa Região, evidenciando que cada vez mais os bairros não são pensados para que as pessoas que lá habitam tenham todas as condições e serviços por perto, como é o caso concreto do Bairro da Nogueira, como de muitos outros bairros que já tiverem polos de centros de saúde, ATL´s, supermercados, escolas, postos de polícia, esquadras de bombeiros, zonas comerciais inseridas nos próprios complexos habitacionais e que foram gradualmente desativadas, não porque as pessoas já não precisavam daqueles importantes serviços, mas porque o Governo Regional e as autarquias, simplesmente, abandonaram os bairros e os seus moradores, colocando as pessoas isoladas, segregando-as de um conjunto de valências de extrema importância para o dia-a-dia das vidas daquelas pessoas”.

A declaração do dirigente regional do PCP Duarte Martins, esta manhã durante uma acção política, no Bairro da Nogueira, serviu para alertar para o isolamento sentido pelas pessoas. É verificável, continuam os comunistas, que “os investimentos prometidos e anunciados para os bairros sociais não passam de propaganda, pois, está à vista de todos que o Governo Regional abandonou por completo os moradores dos bairros sociais da Região, não só pelo facto de terem fechado importantes serviços, mas também por não cumprirem com a tão prometida reabilitação do parque habitacional, que apresenta um elevado grau de degradação”.

Entende o PCP que, nos bairros sociais, os governantes negam todas as respostas de inclusão social e de participação cívica. Os governantes negligenciam tudo quanto deveria existir aqui de dinamização de um conjunto de atividades de promoção da educação, inclusão, formação e qualificação, dinamização comunitária, saúde, participação e cidadania.

“O Governo Regional tem toda uma postura em relação aos bairros sociais que é completamente desligada da vida concreta das pessoas, em que a propaganda do Governo Regional mais não passa de uma manobra para anestesiar a população ou promover falsas espectativas”, afirmou ainda o dirigente comunista, reiterando que a CDU continuará a lutar para que todos os problemas e anseios sentidos pelas populações dos bairros sociais da Região Autónoma da Madeira sejam todos resolvidos!”