Madeira

SESARAM promove formação sobre investigação clínica

O curso é ministrado pelo médico e professor universitário Tiago Taveira Gomes

None

O Serviço Regional de Saúde (SESARAM) está a promover, entre 16 e 27 de Janeiro, um curso prático de Investigação Clínica e de Serviços de Saúde, ministrado pelo médico Tiago Taveira Gomes, no Centro de Formação do SESARAM. 

Conforme refere o serviço público de Saúde, "o especialista em Medicina Geral e Familiar e professor universitário na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto na área da investigação clínica em particular na 'Geração de Evidência no Mundo Real', explicou que é possível aprender a apreciar de forma critica um ensaio clínico, por exemplo, ou aprender a planear a análise estatística de um estudo, para melhor actuar".

Esta prática permite uma orientação para os doentes, permitindo também melhorar os sistemas de saúde e a sustentabilidade dos mesmos.

Participam neste curso de 70 horas médicos internos de formação especializada em Medicina Geral e Familiar, com o objectico de aprenderem a ler criticamente ensaios feitos noutros locais e com isso decidir num caso especifico que possa surgir.

Outra das mais valias deste curso é a análise dos dados de rotina que os sistemas de saúde já produzem per si, podendo estes ser analisados de forma crítica para actuar em benefícios do utente.