Fact Check Madeira

Nutricionistas do SESARAM desconhecem rastreio a realizar nas escolas

Anúncio oficial foi feito na última quinta-feira, em comunicado de imprensa

O SESARAM anunciou a realização de um rastreio nutricional das escolas da Região, mas até ao momento do anúncio, os nutricionistas da empresa nunca dele haviam ouvido falar
None

Entre os profissionais da instituição, está a circular a informação de que os nutricionistas foram totalmente surpreendidos pela notícia na comunicação social

O SESARAM anunciou, na última quinta-feira, dia 12 deste mês, que "vai iniciar o rastreio nutricional na população em meio escolar, de forma a fazer a sua caracterização nutricional". Apear do anúncio, os nutricionistas do serviço público de saúde, pelo menos a esmagadora maioria deles, nunca haviam ouvido falar da iniciativa.

Entre muitos trabalhadores do SESARAM circula a informação de que os nutricionistas da empresa foram apanhados de surpresa com o anúncio da iniciativa.

O DIÁRIO conseguiu acesso a comunicações internas, da Unidade de Nutrição, que confirmam isso mesmo. Nessas comunicações a surpresa, por parte dos profissionais, é evidente. Questionam-se, quem, quando e onde será feito o rastreio e manifestam-se muito apreensivos quanto à operacionalização da medida.

A esmagadora maioria dos profissionais afirma ter tido conhecimento do rastreio através da comunicação social.

Por isso, 'Sim', é verdade que o SESARAM anunciou a realização de um Rastreio Nutricional, nas escolas da Região, sem que os nutricionistas do próprio SESARAM tivessem sido consultados ou informados previamente.