Madeira

Investigações “são fundamentais” para as decisões políticas

Presidente do Governo Regional na sessão de abertura da reunião do projecto CLIMAREST,

None

Na sessão de abertura da reunião do projecto CLIMAREST, a decorrer hoje e amanhã no Funchal, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, destacou a importância da investigação, também para a tomada da decisão política.

“Muitas vezes para tomarmos as decisões é fundamental termos uma base técnica, uma base científica sólida e credível”, declarou o governante madeirense aos jornalistas, logo após a intervenção feita à plateia internacional.

Albuquerque reconheceu que as investigações também “são fundamentais” para as decisões políticas.

“As decisões políticas não são técnicas mas devem assentar numa base racional e o racionalismo decorre daquilo que se consegue apurar através da ciência”, afirmou.

O projecto ‘CLIMAREST: Ferramentas de Resiliência Climática Costeira e Restauração Marinha para a bacia do Atlântico Ártico’, com mais de 8 milhões de euros previstos, arrancou a 1 de Dezembro último e tem a primeira reunião do consórcio hoje e amanhã numa unidade hoteleira do Funchal.

A Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI) gere neste projecto CLIMAREST com 10% do orçamento total.

O presidente do Governo Regional aproveitou para realçar que “a ARDITI, sobretudo, e a Universidade da Madeira, são centros de excelência da investigação”. Ambas “permite à Madeira se posicionar como um centro de investigação em parceria com outras instituições e centros de pesquisa importantíssimos em todo o mundo”, reforçou.

Antes, na intervenção que encerrou a sessão de abertura, Albuquerque lembrou que “a Madeira é detentora da maior reserva integral do Atlântico Norte, que é as Selvagens que tem 2677 km2 [de área protegida]”. Área esta que “está ao serviço da investigação e da ciência em todo o mundo”, concretizou.