Madeira

“Somos pioneiros no País na formação musical descentralizada”

Albuquerque compara a Música ao Desporto: em ambos os casos o sucesso chega além-fronteiras

None

“Somos pioneiros no País, e bem, na formação musical descentralizada”, enalteceu hoje o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, durante visita ao novo espaço do Conservatório, em São Vicente.

Na ‘inauguração’ do novo espaço que acolhe o Núcleo de São Vicente do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, fruto da requalificação de Salão Polivalente existente na Piscina municipal, Albuquerque destacou a importância da descentralização da oferta formativa para concluir que “não há nenhum jovem da Madeira que fique impedido de frequentar a sua formação musical ou ter aulas de música por residir fora da cidade do Funchal”, tendo em conta os 14 edifícios do Conservatório espalhados pelas duas ilhas da Região.

“Isto faz parte da formação integral do indivíduo, faz parte do acesso à Cultura, da Educação”, salientou, para concluir que “a Madeira começa a apresentar um rol de músicos (ex-alunos) com nível internacional”. Razão para comparar o êxito das Artes ao Desporto ao concluir que “passamos a ser já uma referência na formação desportiva e musical”, afirmou. Tudo porque “o número de jovens com sucesso na música e no desporto, atendendo ao rácio da população, é muito muito elevada na Madeira” manifestou orgulhoso.

Motivo para relembrar que tal deve-se também ao “investimento” que é feito pelo Governo Regional.