Mundo

Lufthansa apresenta oferta para entrar no capital da italiana ITA

None

O grupo aéreo alemão Lufthansa indicou hoje que apresentou ao Governo italiano uma proposta para entrar no capital da companhia ITA Airways, com uma participação minoritária, numa primeira fase.

"O primeiro passo é adquirir uma participação minoritária e acordar opções de compra das partes remanescentes em data posterior", afirmou o grupo em comunicado, após meses de negociações com Roma.

O grupo alemão não precisou a participação que pretende ter na companhia pública italiana, que nasceu em 2021 após a extinção da Alitalia. O Governo está a tentar vendê-la há um ano.

Segundo a imprensa italiana, a Lufthansa quer uma participação de 40%, avaliada em cerca de 300 milhões de euros.

Pouco antes da divulgação do comunicado da Lufthansa, a Air France-KLM, membro de um consórcio escolhido pelo anterior Governo italiano para negociações sobre a privatização da ITA, tinha anunciado que desistiu de apresentar uma oferta, deixando o grupo alemão sozinho no processo.

Com a aquisição de uma participação minoritária na ITA, a Lufthansa deverá assumir o controlo da sucessora da Alitalia, embora o Estado italiano mantenha o direito de escrutínio das decisões estratégicas.

A Lufthansa teve já duas tentativas fracassadas de entrar no capital da Alitalia em 2009 e 2019.