5 Sentidos

Orquestra Clássica da Madeira apresenta reportório francês

Concerto será no sábado, pelas 18h00, no Centro de Congressos da Madeira

Foto DR
Foto DR

A Orquestra Clássica da Madeira (OCM) apresenta-se neste sábado, 21 de Janeiro, a partir das 18h00, no Centro de Congressos da Madeira, com uma formação orquestral de 54 instrumentistas e com os seus convidados, o Maestro Gianluca Marcianò e a Violinista Alissa Margulis, para interpretar um repertório francês do final do século XIX e início do século XX, um período em que os compositores franceses inovaram frequentemente em termos de orquestração, a fim de alargar a paleta de cores sonoras.

O maestro italiano Gianluca Marcianò, que voltará a dirigir Orquestra Clássica da Madeira, tem sido um maestro cada vez mais procurado para dirigir várias Orquestras e elogiado pela Sunday Times pela sua "infalivelmente teatral e idiomática direção".

Uma extraordinária violinista com uma técnica exuberante e uma musicalidade de destaque que faz de Alissa Margulis uma violinista extraordinária. Neste concerto, Alissa irá interpretar obras maiores do repertório francês para violino e orquestra, o Poème de Ernest Chausson [1855 - 1899], Introduction et Rondo Capriccioso de Camille Saint-Saëns [1835-1921] e Tzigane de Maurice Ravel [1875-1937].

Nascida na Alemanha em uma família de músicos russos, Alissa Margulis estudou em Colónia com Zakhar Bron, em Bruxelas com Augustin Dumay e em Viena com Pavel Vernikov. Ganhou inúmeros prémios em concursos internacionais de violino e foi distinguida com o prémio “Pro Europa” da European Arts Foundation, que lhe foi atribuído por Daniel Barenboim em Berlim.

Alissa Margulis fez a sua primeira aparição pública aos sete anos de idade com os Solistas de Budapeste e desde então se apresentou com inúmeras orquestras, como a Orquestra de Câmara Inglesa, a Orquestra Filarmónica do Novo Japão, a Orquestra Nacional da Ilha de França, a Orquestra da Nova Rússia, a Orquestra Sinfónica de Milano Giuseppe Verdi, Orchestra della Svizzera italiana, Bilkent Orchestra Ankara, Beethoven Orchestra Bonn, Belgian National Orchestra, as Orquestras Filarmónicas de Kiev, Skopje, Ljubljana, Minsk e Novosibirsk, a Vienna Chamber Orchestra, a Royal Northern Sinfonia, os Solistas de Moscovo e o Kremerata Baltica, entre muitos outros.

Bolero de Ravel, a obra em destaque

O Bolero é uma das obras mais famosas de Joseph-Maurice Ravel [1875-1937], criado a partir de um pedido da bailarina Ida Rubinstein [1885-1960]. A sua estreia mundial aconteceu em Paris, na Ópera Garnier, em 22 de novembro de 1928, com a coreografia de Bronislava Nijinska [1891-1972], tendo sido aclamada por uma plateia que gritava, batia os pés e aplaudia fervorosamente.

Ravel considerou ser um simples estudo de orquestração, mas em poucos meses alcançou um sucesso mundial que fez dela a sua obra mais famosa e, ainda hoje, uma das páginas da música erudita mais tocada no mundo.

O Bolero é também uma prova de fogo para os maestros, forçando-os a manter um tempo 'moderado' mesmo quando a tendência natural da música sugere um exaltar dos ânimos.

A obra já foi banda sonora em muitos filmes, entre os quais o famoso filme "Les Uns et les Autres" (1981), filme francês, com argumento e realização de Claude Lelouch e com uma coreografia de Jorge Donn realizada em pleno Trocadéro parisiense, sendo quase impossível não associá-la ao filme.

No âmbito da responsabilidade formativa e pedagógica da Orquestra Clássica da Madeira, os alunos e formandos de todas as áreas artísticas do Conservatório-Escola das Artes da Madeira têm entrada livre mediante apresentação de cartão estudante e disponibilidade da sala.

Os bilhetes para o público em geral custam 20 euros, e podem ser adquiridos na Ticketline, na Loja Gaudeamus (Colégio dos Jesuítas, Rua dos Ferreiros, próximo da Câmara Municipal do Funchal) ou no dia do concerto, a partir das 16h00 na Bilheteira do Centro de Congressos da Madeira.

É com este programa que a Orquestra Clássica da Madeira e seus convidados, Gianluca Marcianò e Alissa Margulis, pretendem levar o público numa fabulosa viagem através de sublimes obras de compositores franceses de renome.

Programa 

Ernest Chausson [1855 - 1899] - Poème

Maurice Ravel [1875-1937] - Tzigane

Camille Saint-Saëns [1835-1921] - Introduction et Rondo Capriccioso

Camille Saint-Saëns [1835-1921] – Danse Bacchanale

Maurice Ravel [1875-1937] - Bolero