Madeira

Autarquia do Funchal reforça programa de promoção de actividade física para população sénior

None

Na abertura do III Seminário Regional Amigos do Desporto, que decorreu hoje no Município do Porto Moniz, a vereadora na autarquia do Funchal  com os pelouros da Saúde, Educação e do Social, Helena Leal,  realçou que “a prática adequada de actividade física produz efeitos muito positivos sobre a saúde global e que o investimento na saúde e bem-estar da população, na qual se incorpora a saúde física e mental, são uma questão imperativa e de prioridade, representando um indicador de desenvolvimento social e um excelente investimento com retorno, chegando a reduzir ao Estado cerca de 30% nos custos globais com a saúde”.

Neste particular, referiu que a Câmara Municipal do Funchal (CMF) tem se focado no essencial, apesar de sabermos que muitas vezes, o “essencial é invisível aos nossos olhos”, mas frisou, que o Município irá sempre associar-se e acionar todos os mecanismos necessários, para promover a saúde física e psicológica da população, reduzindo assim os riscos psicossociais e aumentando os fatores de proteção e resiliência.

Helena Leal reiterou que “a cidade do Funchal é um “Município Amigo do Desporto” (com a devida certificação), e tem vindo a apostar de forma continuada e evidente nesta área, de forma transversal a todo o ciclo vital, mas também com grande incidência na promoção da atividade física sénior, enquanto instrumento essencial para a melhoria da condição física, da qualidade de vida e da saúde destes munícipes.

“Temos a preocupação de promover uma linha de sensibilização sistemática no sentido dos muitos benefícios associados à prática regular da atividade física, mas também, com a integração de atividades com conteúdos culturais, recreativos, sociais, formativos, de lazer, todos eles complementares e essenciais para o bem-estar e promoção da longevidade na nossa população”, salientou.

O Município do Funchal promove a actividade física à população sénior em 3 espaços: O Ginásio Municipal da Barreirinha + Anexo dos Louros; Ginásio Municipal de São Martinho e o Ginásio Municipal de Santo António.

Todos os utentes são avaliados e monitorizados, através de meios técnicos adaptados, com recurso a instrumentos validados para o efeito.

Através deste programa de promoção de actividade física à população sénior, a CMF tem vindo a promover o desenvolvimento de capacidades físicas, funcionais e cognitivas nesta franja da população, colaborando assim para a promoção de um processo de envelhecimento ativo e saudável.

A vereadora defende “uma cidade cada vez mais saudável, colocando a pessoa, como prioridade de toda a nossa ação,  porque se as cidades são feitas pelas pessoas e deverão ser sempre pensadas para as pessoas”, sustentou.