Mundo

Governo francês diz que vai estar atento aos direitos humanos em Itália

Foto  Michel Euler/POOL/AFP
Foto  Michel Euler/POOL/AFP

A primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne (na foto), disse hoje que o Governo de Paris vai estar "atento" no que diz respeito aos direitos humanos e ao direito ao aborto em Itália, após a vitória da coligação liderada por Giorgia Meloni. 

"É evidente que estaremos atentos, com a presidente da Comissão Europeia (Ursula von der Leyen), para que os direitos humanos, o respeito mútuo e em particular o respeito pelo direito ao aborto, sejam respeitados por todos", em Itália, disse Borne, em declarações à cadeia de televisão BFMTV. 

 A presidente do partido Irmãos de Itália (FdI), Giorgia Meloni, declarou na última noite a vitória nas eleições legislativas de domingo em Itália, reivindicando a liderança do próximo Governo.

No primeiro discurso após a votação de domingo, Meloni garantiu que o partido irá governar "para todos" e "para que os italianos se possam orgulhar de ser italianos".

"Os italianos enviaram uma mensagem clara de apoio a um Governo de direita liderado" pelo FdI, disse Meloni, que deverá tornar-se a primeira mulher a liderar o executivo de Itália, à imprensa na capital, Roma.

De acordo com resultados parciais, a coligação de direita e extrema-direita - liderada pelo FdI e que reúne ainda a Liga, de Matteo Salvini, e o partido conservador Força Italia, de Silvio Berlusconi - obteve entre 43% dos votos nas legislativas.

O bloco de centro-esquerda, liderado pelo Partido Democrático, de Enrico Letta, deverá ter 26% dos votos.

"É hora de os italianos voltarem a ter um governo que sai de uma decisão nas urnas e é algo em que todos têm que prestar contas," sublinhou Meloni.