Verdades e Mentiras sobre a Economia

Com o Euro alemão forte e com uma moeda sobrevalorizada o país continuará a empobrecer cada dia que passa e a ficar deserto de empresas, de trabalho, de empregos e de pessoas e a expulsar os jovens para a emigração e cheio de idosos sós e desamparados, pobres e com reformas miseráveis, sem lares e sem assistência médica adequada, a morrerem em grande sofrimento e precocemente.

O turismo é uma atividade sazonal e de modas que passam e está sujeito à concorrência e às circunstâncias externas e do que acontece noutros países.

A divida estrangeira é uma forma de escravidão do povo português e de impedir que queira ser novamente independente e uma forma de explorar e roubar Portugal e a todos. Se Portugal não sair do Euro vai continuar a empobrecer o país e a todos e a falir empresas, bancos e famílias, a desempregar mais pessoas, a reduzir os rendimentos, os salários e as reformas, a aumentar os impostos, a degradar os serviços públicos de saúde, de educação e de justiça e a afastar o investimento das industrias e de Portugal e a importar mais do que exporta e a aumentar a dívida ao estrangeiro?

Se Portugal sair do Euro os primeiros 2 anos serão difíceis. Mas com uma moeda desvalorizada o país vai atrair mais investimento industrial, vai exportar mais e substituir importações e gerar poupanças de Euros e Dólares, que servirão para pagar e reduzir a dívida ao estrangeiro. Vai criar mais trabalho e mais empregos para os jovens, que já não precisarão de emigrar em massa aos milhares. Vai aumentar a riqueza produzida em Portugal e os rendimentos de todos, os salários e as reformas.

Se Portugal sair do Euro ao fim de 2 anos o país estará a enriquecer com mais investimento industrial, agrícola e no turismo. As receitas externas do turismo triplicarão, porque a nova moeda desvalorizada torna os preços mais baixos em Euros e Dólares. É esta política protecionista e nacionalista que os Estados Unidos da América de Trump estão a seguir para travar o empobrecimento generalizado dos EUA e de todos os americanos. Acho que esta síntese vos pode esclarecer. É um assunto vasto e complexo e difícil de resumir.

Têm interesses particulares e beneficiam com uma moeda sobrevalorizada que destrói a economia, as empresas industriais, a agricultura e prejudica o turismo, que gera falências de empresas, de bancos e de famílias e desemprego e emigração dos jovens aos milhares e que faz aumentar as dívidas e os impostos e a pobreza e prejudica a qualidade dos serviços públicos de saúde, de educação, de justiça e a todos e que obriga a cortar nos salários e nas reformas e que favorece as importações e prejudica as exportações e gera dívidas e que prejudica e destrói a vida pessoal e familiar de milhares de pessoas e desertifica Portugal? Eu que vejo tudo isto a acontecer a mim, aos meus familiares, amigos, colegas de trabalho e vizinhos não quero isto para eles, para mim e para o meu país, Portugal? Só quem tem interesses particulares ou não sabe ver o que se passa é que pode defender o Euro e uma moeda sobrevalorizada em Portugal, que prejudica a economia, os portugueses e destrói quase tudo no país?

Tem de se apoiar e fomentar o investimento industrial e agrícola. Uma moeda desvalorizada ajuda na competitividade externa e na proteção e equilíbrio da economia e da situação financeira do país.

Foram Mário Soares e Cavaco Silva que destruíram as pescas, a agricultura e as industrias básicas e os empresários antipatriotas que foram produzir na China?

As desvantagens do Euro expressas neste texto vão levar milhões de pessoas para o abismo e uns para a pobreza e a emigração, os mais novos e outros para a sepultura, os mais velhos.

Aqueles que mantêm o país e o povo português na situação descrita são ignorantes e incompetentes ou são desonestos, ladrões, criminosos, egoístas, parasitas, antipatriotas e traidores de Portugal e dos portugueses?

É pura estupidez votar sempre nos mesmos partidos e apoiar quem nada faz por nós e antes pelo contrário nos maltrata, prejudica e rouba?

Senão votar em novos partidos e em novas pessoas, os ladrões políticos atuais do PSD, do PS, do CDS, do PCP, do BE e outros continuarão a prejudicar, a roubar e a destruir a sua vida e o seu bem-estar e a fazerem o mesmo aos seus familiares e amigos e a todas as outras pessoas?

Só vota outra vez nestes partidos e nestas pessoas quem for totalmente estúpido e tonto? Vão votar em quem só lhes fez e faz mal, os roubou e rouba, os maltratou e maltrata e lhes destruiu e destrói o bem-estar e a vida e o futuro dos seus familiares e amigos?

Reaja e mude! Não olhe só para a sua situação pessoal e social quando vota e pense e olhe também para a situação e o futuro dos seus familiares, vizinhos e amigos e para todas as pessoas que estão mal de vida.

Sabe que votar sempre nos mesmos partidos é como amar e não ser amado e como ir à sanita sem ter vontade.

Reaja e mude! Vote noutros! Vote em partidos novos e nos partidos pequenos!

“Se você faz o que sempre fez, você obterá o que sempre obteve.” (Anthony Robbins)

Manuel Ribeiro