Madeira

Horários do Funchal espera ter 20 autocarros eléctricos até 2024

None

A empresa Horários do Funchal perspectiva ter, dentro de dois, duas dezenas de autocarros eléctricos, aém dos mini-autocarros eléctricos que actualmente circulam no centro da cidade do Funchal. 

Numa entrevista à rádio Clube, a propósito da Semana Europeia da Mobilidade, o presidente do Conselho de Administração da Empresa de transportes públicos, Alejandro Gonçalves, afirmou que apesar de os estudos realizados em 2019 indicarem que os autocarros eléctricos não são "adequados para a cidade", “hoje a tecnologia  evoluiu e já começa a ser possível implementar autocarros eléctricos na Região”.

Em nota emitida, a Horários do Funchal garante que "está a estudar os vários tipos de viaturas existentes no mercado e, posteriormente, identificará percursos onde vai ser possível a introdução de autocarros eléctricos, entretanto melhorados pelos construtores". 

“No máximo até 2024 será uma realidade no Funchal termos pelo menos 20 autocarros elétricos a funcionar em determinadas carreiras”, garantiu Alejandro Gonçalves.

Alejandro Gonçalves revelou também que o novo sistema que vai, depois de implementado pela Câmara do Funchal, regular os semáforos da cidade tem em conta a fluidez da circulação dos autocarros “que vão ser muito mais rápidos do que são agora”. O presidente da Horários do Funchal realça que a empresa está a trabalhar, em conjunto com a Câmara, na nova semaforização que “vai permitir aos autocarros terem alguma prioridade na circulação” através de um aparelho que detecta a aproximação do autocarro ao semáforo reduzindo ou eliminando o tempo de espera no ‘vermelho’, permitindo assim que a viagem seja mais rápida.

No que diz respeito à requalificação da frota actual, o responsável da HF garantiu a conclusão do processo até ao final deste ano, realçando que ainda esta semana chegaram à empresa os últimos autocarros ‘especiais’ destinados às zonas altas do Concelho.

Alejandro Gonçalves lembrou ainda a importância da participação dos cidadãos no inquérito sobre a mobilidade urbana, que está a decorrer junto da população e no ‘site’ da empresa cujo resultado, depois de analisado, vai determinar a eventual redefinição da rede, posteriormente, serão realizados estudos de mobilidade para os novos polos populacionais na zona da Ajuda e também na disponibilização, no futuro, de um serviço de transportes públicos para o novo Hospital Central e Universitário da Madeira, na zona de Santa Rita, no Funchal.

A empresa Horários do Funchal esteve, mais uma vez, presente na Semana Europeia da Mobilidade que decorreu, na praça do município, onde foi possível visitar um dos autocarros eléctricos, de 7 metros, que circulam habitualmente na cidade. A iniciativa da Câmara do Funchal terminou esta quinta-feira no dia europeu sem carros.