Casos do dia

Escola do Curral das Freiras apura incidente com aluna do 4.º ano

Aluna ficou ferida após levar com uma bola na cara durante a aula de educação física. Situação foi tida como um acidente escolar

None

A Escola Básica com Pré-escolar de Santo António e Curral das Freiras está a apurar os factos relacionados com o incidente com uma aluna do 4.º ano durante uma aluna de educação física ocorrido esta terça-feira, 20 de Setembro. 

Criança de 9 anos agredida por colega de turma no Curral das Freiras

Pai luso-venezuelano fala em "xenofobia" e "negligência" por parte da escola

Em declarações ao DIÁRIO, o coordenador do edifício do Curral das Freiras, Arlindo Costa, começa por explicar que durante uma actividade com recurso a bolas na aula de educação física "houve o incidente de uma bola ir contra a cara de uma menina, que por usar óculos qualquer pancada acaba por levar aos efeitos que se vê na fotografia". 

De acordo com o responsável, a professora estava presente no momento, tendo a aluna sido encaminhada para os serviços da secretaria do estabelecimento de ensino. Perante o incidente foi activado o seguro escolar e os pais contactados para transportar a menina para os serviços de saúde. 

Arlindo Costa expõe que existem versões diferentes do sucedido, pelo que é crucial a investigação. 

Neste momento estamos numa fase de apuramento dos factos porque a versão dos pais é uma, a versão da professora é outra e a versão das colegas também é diferente. Arlindo Costa, coordenador do estabelecimento do Curral das Freiras

Questionado sobre a existência de comportamentos xenófobos na escola, Arlindo Costa revela que até ao dia de hoje "nada foi identificado pelos adultos que trabalham com as crianças", acrescentando que existem "vários alunos" de nacionalidade estrangeira a frequentar aquele estabelecimento de ensino. 

Nós só tivemos conhecimento desta situação hoje quando a mãe da criança se dirigiu à escola e relatou o que tinha acontecido e falou na questão dos empurrões. Temos vários alunos provenientes do estrangeiro e nunca houve situações destas, não estou com isto a dizer que não existiu. A escola vai apurar os factos de tudo o que ocorreu e não se basear apenas na versão de uma das partes envolvidas. Arlindo Costa, coordenador do estabelecimento do Curral das Freiras

O coordenador da escola indica que a turma em questão é composta por 10 alunos: "Obviamente que 10 alunos são muito fáceis de monitorizar, não posso colocar em causa aquilo que os adultos que trabalham com as crianças me relataram de que nunca detectaram nada e os pais também nunca disseram nada até ao dia de hoje". 

Após o apuramento dos factos, a escola adoptará as medidas que constam no Estatuto do Aluno da Região Autónoma da Madeira, podendo ser aberto um procedimento disciplinar, caso se comprove a existência de acto de agressão física ou moral.

Mais Casos

A carregar...

Não existe mais conteúdo

Carregar mais notícias

Erro ao carregar mais conteúdo