Madeira

“Temos que valorizar os nossos produtos”

Miguel Albuquerque visitou a Festa do Vinho que começou hoje e decorre até 11 de Setembro

None

O presidente do Governo Regional da Madeira não tem dúvidas de que a Festa do Vinho “vai ser um sucesso”.

Na visita, esta tarde, ao certame que abriu hoje portas na Praça do Povo, Miguel Albuquerque recebeu ‘feedback’ positivo por parte dos produtores presentes no evento, que decorre até 11 de Setembro.

Os nossos vinhos estão com cada vez mais penetração no mercado, estamos a falar dos vinhos tranquilos - à volta de 120 mil litros - e o Vinho Madeira voltou também à situação de normalidade, na ordem dos 3 milhões de litros. O volume de negócios tem corrido bem e a exportação também. Não tenho tido queixas. Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional

O líder do Executivo regional considera que o preço tem que ser adequado à qualidade do vinho, por isso não reconhece que os preços estejam altos. “Quanto mais o preço subir, melhor é para nós. Temos que valorizar os nossos produtos e o Vinho Madeira não pode ser um produto de valor baixo, para termos valor acrescentado nas nossas produções, temos que elevar a qualidade. E a qualidade tem melhorado. O preço tem que ser adequado à qualidade do vinho”, sublinhou.

Nesta visita, Miguel Albuquerque passou primeiro pela Avenida Arriaga, junto à Sé Catedral, onde se encontra o Pavilhão do Bordado Madeira e Artesanato Regional. 

Neste espaço, estarão presentes 30 artesãos, em rotatividade, ao longo deste evento, que pretende dar a conhecer aos turistas e aos madeirenses a história da ilha, ligada ao artesanato e ao vinho.

O presidente do Governo Regional seguiu depois para o 'Madeira Wine Lounge', na Praça do Povo, um espaço com balcões para 12 produtores de Vinho Madeira darem a conhecer os seus produtos.

"Há todos os anos uma reconversão para melhor da zona de exposição dos vinhos, este ano está muito bem conseguida, está muito bonita, muito agradável e aprazível", afirmou, lembrando que "a Madeira está com uma taxa de ocupação hoteleira muito elevada".

De acordo com os dados já revelados pela secretaria regional de Turismo e Cultura, as estimativas para a ocupação na hotelaria apontam para uma taxa de 90% durante esta festividade.

A edição deste ano da Festa do Vinho  tem um custo de 178 mil euros e estão envolvidas 1.380 pessoas na organização. 

A iniciativa 'estende-se' até ao Estreito de Câmara de Lobos, com a Festa das Vindimas,  gendada para 10 de Setembro, bem como a outros pontos da ilha.

Em Setembro, vão realizar-se quatro concertos intitulados 'Da Vinha ao Lagar', promovidos pela Associação Retoiça: Ribeira Brava - Museu Etnográfico da Madeira (dia 3); Calheta - Quinta das Vinhas (4); Ponta Delgada - Solar do Aposento (10); São Vicente - Quinta do Barbusano (11).  

A Festa do Vinho surge também associada à 17.ª Semana Europeia do Folclore, que se realiza de 28 a 1 de Setembro. Organizado pelo Grupo de Floclore e Etnográfico da Boa Nova, esta iniciativa contempla 15 actuações de grupos nacionais e estrangeiros, que vão actuar no auditório do Jardim Municipal e no Centro Cívico de Santa Maria Maior    

Para a Praça do Povo, estão programadas  22 actuações musicais, além de provas de vinho, 'masterclasses', Festival de Cocktails, ‘Conversas com Produtores' e eventos gastronómicos.