País

Mais de quatro mil viaturas com taxímetros actualizados desde 1 de Junho

None

Os taxímetros de 4.850 viaturas, num universo de 13.000 veículos, foram atualizados desde 01 de junho, primeiro mês da entrada em vigor do novo tarifário, que subiu em média mais de 8%, informou hoje o Governo.

As tarifas dos táxis subiram em média mais de 8% em 01 de junho, segundo a convenção assinada entre a Direção-Geral das Atividades Económicas, a ANTRAL e a Federação Portuguesa do Táxi e homologada pelo Governo.

Hoje, em comunicado, o Ministério da Economia e do Mar adianta que no final de junho, primeiro mês da entrada em vigor do novo tarifário, registou-se uma taxa de atualização dos taxímetros de 41%, considerando a capacidade atualmente instalada para cerca de 11.800 verificações mensais.

"A atualização dos taxímetros decorre, assim, com normalidade, contabilizando-se já 4.850 viaturas verificadas num universo de 13.000 veículos", é referido na nota.

Segundo a nota, o Instituto Português da Qualidade, I.P., que supervisiona e coordena a atividade do controlo metrológico legal, está a assegurar a cobertura nacional do controlo, bem como a capacidade instalada pelos organismos de verificação metrológica de taxímetros.

A informação de que a secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, tinha homologado a convenção que procedeu à atualização das tarifas para a prestação do serviço de transporte de passageiros em táxi foi anunciada em 18 de maio, pelo gabinete do ministro da Economia e do Mar.

A convenção foi celebrada no dia 13 desse mês, entre a Direção-Geral das Atividades Económicas, a ANTRAL -- Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros e a Federação Portuguesa do Táxi (FPT), "depois de um processo intenso de negociação e de auscultação" junto do Instituto da Mobilidade e dos Transportes e das associações de consumidores.

De acordo com a Convenção, a programação do novo tarifário, a verificação metrológica e a selagem dos taxímetros deverão ser efetuadas até 31 de julho.

"Para o efeito encontram-se atualmente qualificados como organismos de verificação metrológica de taxímetros mais de 30 entidades, com distribuição geográfica por todo o território nacional", refere o Ministério da Economia e do Mar.

Na nota é indicado que o "sistema de verificações atualmente implementado está dotado de uma capacidade reforçada face à anteriormente existente, dependendo sempre dos proprietários dos veículos promover o agendamento da respetiva verificação".

Enquanto a atualização não for efetuada no respetivo taxímetro, os consumidores continuam a pagar o serviço de acordo com a tarifa antiga, é ainda referido no comunicado.