Comunidades Madeira

Albuquerque conta com Cafôfo para resolver problemas junto das comunidades

None
Foto Rui Silva / ASPRESS

“A nossa diáspora é a afirmação do nosso país no contexto mundial”, diz o presidente do Governo Regional

Albuquerque na abertura do Fórum Madeira Global 2022, a reunião magna das Comunidades Madeirenses que se realiza no Centro de Congressos da Madeira, o presidente do Governo Regional da Madeira salientou que a marca do madeirense é a marca global, para concluir que “sempre que a Madeira se virou para o exterior, teve sucesso”. Para Miguel Albuquerque “a nossa diáspora é a afirmação do nosso país no contexto mundial”. Perante uma sala cheia de congressistas e participantes, reforçou: “A nossa diáspora orgulha a nação, orgulha a nossa História, orgulha sermos portugueses”.

Reiterou que “um dos principais activos, desde há muitos anos, do nosso país, é efectivamente a diáspora”.

Pegando no tema desta edição, O Futuro das Comunidades’, Albuquerque desafiou os presentes a pensar o futuro.

“Nada vai ser como no passado”, assegura.

Com o secretário de Estado das Comunidades, Paulo Cafôfo, entre os presentes, Miguel Albuquerque registou a presença do governante madeirense, “o que não deixa de ser importante”, admitiu, para afirmar que o Governo Regional conta com Paulo Cafôfo “para resolvermos alguns dos problemas que subsistem” junto das comunidades. Desejo que arrancou a primeira ovação da plateia.

O presidente do Governo Regional criticou os entraves que Portugal coloca ao reconhecimento das equivalências junto dos emigrantes qualificados, e defendeu o ensino do Português na diáspora.

Defendeu ainda que a Universidade da Madeira seja “uma fonte de intercâmbio” entre as novas gerações da diáspora.

Propôs ainda o Círculo Eleitoral junto das comunidades. Neste particular desafiou os principais partidos democráticos para “começarem a pensar no reforço da participação política junto das comunidades”.

Por último, abordou a questão da TAP e a alegada coesão territorial e a ligação à diáspora portuguesa. Fez votos que estes dois propósitos sejam efectivamente concretizados, apesar de ver estes objectivos cada vez mais longe de poderem ser realizados.