Desporto

Torneio de voleibol de praia 'King & Queen of the Beach 2022' em Machico

None

Competição regressa três anos depois, após paragem devido à pandemia

Este fim-de-semana, dias 30 e 31 de Julho, realizam-se na praia da Banda d’ Álem, em Machico, os torneios de voleibol de praia ‘King of the Beach’ e o ‘Queen of the Beach’. 

Esta iniciativa são dois torneios especiais, onde só participam os melhores da modalidade. Os nove melhores atletas, masculinos e femininos, atendendo ao ranking final individual do Circuito Regional de Voleibol de Praia, após as cinco etapas, são convidados pela Associação de Voleibol da Madeira a participar no ‘King of the Beach’ e no ‘Queen of the Beach’, onde competirão todos contra todos e disputarão o título de melhor jogador de voleibol de praia.

 O ‘King of the Beach’, no masculino, e o ‘Queen of the Beach’, no feminino, é um torneio composto por 8 atletas de cada género, normalmente os 8 primeiros do Circuito Regional, divididos em 2 grupos de 4 atletas, que jogam todos contra todos, em 2 X 2, apurando-se os 2 primeiros de cada grupo para o grupo dos vencedores e os outros dois para o grupo dos vencidos. No sábado e domingo vão ser realizados 12 jogos, para cada género, e pelas 18 horas de domingo serão anunciados os vencedores.

É de salientar que o torneio regresso agora após uma paragem forçada pela pandemia. A edição de 2019 foi a última realizada e foi, no masculino, a sua 7.ª edição consecutiva e, no feminino, foi a 4.ª edição, depois de se ter realizado em 2016 pela primeira vez na Madeira. Nélio Mendonça foi o Rei da Praia em 2015, 2016 e 2017, tendo este título sido conquistado por Vítor Sá em 2018 e por Hélvio Camacho em 2019. A primeira Rainha da Praia foi Liliana Guerra em 2016, seguindo-se Débora Jesus em 2017, em 2018 Liliana Guerra voltou a conquistar o título e em 2019 a Rainha da Praia foi a Frederica Talhinhas.

Os jogos decorrerão tanto no Sábado como no Domingo das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00. A cerimónia de entrega de prémios decorrerá no Domingo, às 18h00, após a conclusão dos jogos.

Confira a agenda de ambos os torneios: