Madeira

Última semana de Julho arranca com muito calor e céu pontuado por nuvens altas

None
Foto Aspress

A previsão meteorológica para esta segunda-feira, 25 de Julho de 2022, aponta para tempo quente com céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade em especial por nuvens altas a partir da tarde.

O vento soprará fraco a moderado (10 a 30 km/h) de Nordeste, por vezes forte (até 40 km/h) nos extremos Leste e Oeste da ilha da Madeira.

Recorde-se que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a costa Sul da ilha da Madeira e as zonas montanhosas sob aviso 'laranja', devido à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima, a rondar os 32ºC, que deverá vigorar até às 18 horas, passando depois a amarelo.

No 'amarelo', devido ao calor estão a costa Norte e a ilha do Porto Santo.

Protecção Civil emite recomendações para mitigar risco de incêndios rurais

Costa Sul da Madeira e as zonas montanhosas sob aviso 'laranja' devido ao tempo quente até segunda-feira

Tenha em atenção que segundo o IPMA, os níveis de radiação ultravioleta estarão quase no topo (10 na Madeira e no Porto Santo). Ou seja é um risco muito elevado de radiação UV, pelo que recomenda-se "utilizar óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao Sol".

Em relação ao estado do mar, na costa Norte são esperadas ondas de Norte, com 1 a 1,5 metros. Na costa Sul as ondas serão inferiores a 1 metro.

A temperatura da água do mar, na ordem dos 21/23ºC, também convida 'a banhos'.