Desporto

Participação lusa nos mundiais de atletismo encerra com 39.º lugar de Rui Coelho

None
Foto AFP

A participação portuguesa nos 18.ºs campeonatos do mundo de atletismo encerrou com a presença de Rui Coelho e João Vieira na estreia masculina dos 35 quilómetros marcha, sem que conseguissem cumprir os seus objetivos.

Os dois propunham-se a melhorar os recordes pessoais na distância que substituiu os 50 quilómetros nos programas das grandes competições, mas Rui Coelho foi 39.º a concluir a prova, em 2:44.55 horas, longe do seu recorde pessoal (2:36.00) e da marca direta para o campeonato da Europa (2:35:30).

Já João Vieira, que se tornou no recordista nacional de presenças em Mundiais, com a sua 12.ª participação, isolando-se também no segundo lugar absoluto, atrás do espanhol Jesus Bragado, também marchador, que conta 13, desistiu sensivelmente a meio.

Apesar de se apresentar como vice-campeão do mundo dos 50 km marcha, o atleta do Sporting foi submetido a uma cirurgia à anca após o quinto lugar na mesma distância nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, disputados no ano passado.

No circuito de um quilómetro nas imediações do estádio de futebol americano Autzen, o veterano, de 46 anos, também não conseguiu melhorar o seu recorde nacional de 2:33.23 horas, estabelecido já em abril, ao abandonar após os 17 quilómetros devido a dores nos gémeos.