Madeira

Protecção Civil emite recomendações para mitigar risco de incêndios rurais

Costa Sul da Madeira e as zonas montanhosas sob aviso 'laranja' devido ao tempo quente até segunda-feira

None
Foto Aspress

Na sequência da previsão de tempo quente, associado à passagem de uma massa de ar quente e seca com origem no Norte de África, o Serviço Regional de Protecção Civil emitiu uma série de recomendações à população, nomeadamente para adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural.

Devem, assim, ser evitado:

• A realização de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;

• Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;

• Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;

• Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;

O Serviço Regional de Protecção Civil colocou, esta tarde, e conforme já havia avançado o DIÁRIO, a costa Sul da Madeira e as zonas montanhosas sob aviso 'laranja' devido ao tempo quente, que irão vigorar até às 18 horas de segunda-feira, 25 de Julho.

Madeira sob aviso laranja devido ao tempo quente a partir desta tarde

O aviso amarelo que está em vigor para o tempo quente na Madeira, para a costa Sul e regiões montanhosas, deverá passar a laranja a partir desta tarde.

De acordo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se nos dias 24 a 26, domingo a terça-feira, prevê-se que as temperaturas máximas possam chegar a valores da ordem de 30 a 32 ºC na costa Sul da Madeira e nas vertentes montanhosas voltadas a Sul. As temperaturas mínimas deverão variar entre 20 e 23ºC.

Para a costa Norte e Porto Santo prevê-se temperaturas máximas entre 26 e 29 ºC e mínimas entre 20 e 22 ºC.

A humidade relativa do ar será persistentemente baixa, em especial nas regiões montanhosas, onde os valores deverão ser inferiores a 30%.

O vento soprará de Norte ou Nordeste, temporariamente de leste, em geral fraco a moderado, pontualmente com rajadas da ordem de 60 a 70 km/h nas regiões montanhosas e nos extremos Leste e Oeste da ilha da Madeira.