Madeira

Poucas nuvens vão ajudar a escalar a sensação de calor

Foto IPMA
Foto IPMA

A previsão meteorológica para este domingo, 24 de Julho de 2022, aponta para "tempo quente com céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte da ilha da Madeira até ao início da manhã".

O que implica que depois desse período, o clima deverá ser marcado por muito sol, escaldante, nada convidativo, mesmo para quem vai para praia, piscina ou ribeira. Tenha em atenção que segundo o IPMA, os níveis de radiação ultravioleta estarão quase no topo (10 na Madeira, 9 no Porto Santo).

Ou seja é um risco muito elevado de radiação UV, pelo que deverá ter cuidado, "utilizar óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao Sol", são as recomendações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Continuando a previsão, o vento soprará fraco a moderado (10 a 30 km/h), predominando de nordeste, registando e confirmando as condições para a subida de temperatura, em especial nas terras altas.

É que no Funchal o dia será marcado por tempo quente com céu geralmente pouco nublado e vento fraco (inferior a 15 km/h), num dia de canícula com a referida pequena subida de temperatura.

Pode ser que seja no mar que se estará bem, pelo que saiba que na costa Norte as ondas serão de nordeste com 1 a 1,5 metros e na costa Sul as ondas vão ser inferiores a 1 metro. A temperatura da água do mar será convidativa entre os 21 e os 23ºC.