Comunidades Madeira

Núcleo de imigrantes do CDS prestou homenagem a Símon Bolívar em Câmara de Lobos

None Ver Galeria

O Núcleo de imigrantes do CDS, ‘Integrar com Justiça’, realizou uma homenagem a Símon Bolívar, junto ao busto do Libertador das Américas, na Praça Simon Bolivar, em Câmara de Lobos.

A Presidente do Núcleo, Ana Cristina Monteiro, revelou que este tributo ao homem que dedicou a sua vida a forjar a liberdade de vários países da América, entre eles a Venezuela, "é mais do que merecida".

Na Venezuela reside uma das maiores comunidades madeirenses espalhadas pelo mundo. Estima-se que residam mais de 300 mil madeirenses ou luso descendentes, num total de 500 mil portugueses. Hoje, a Madeira com 253.923 habitantes, é o país de acolhimento de muitos luso descendentes e venezuelanos que sentiram, nos últimos anos, a necessidade de regressar à sua terra natal, à terra dos seus pais e avós, à procura de segurança, de abertura política e de modernização. Algo que, na década de 40, receberam na Venezuela. Ana Cristina Monteiro, presidente do Núcleo de imigrantes do CDS

Nesse sentido, a dirigente explicou ser oportuno fazer esta "pequena homenagem" porque o Núcleo considera que "a luta deste homem, Símon Bolívar, e aqueles que o acompanharam, procurando a liberdade e a justiça das Américas, continua ainda em plena vigência".