Alterações Climáticas Madeira

Areal do Porto Santo recebe exposição 'Ajuda o Mar a Contar Outra História'

None
Foto Aspress

Numa tentativa de sensibilizar a população para a problemática do lixo marinho, o Município do Porto Santo promove a a exposição 'Ajuda o Mar a Contar Outra História', que estará espalhada em vários locais junto ao areal dourado.

"Todos sabemos o que o mar significa para os portugueses. O que significou no passado, na história, qual a sua importância na cultura e na nossa identidade (...) A nossa condição, de ilhéus, não poderia ficar indiferente a esta ligação com o mar, que antigamente era fonte de matéria prima", sublinha o executivo municipal em nota remetida à imprensa, onde recorda o tempo em que "as cobiçadas madeiras que davam à costa e que serviam para os mais variados usos, como a construção dos moinhos de vento e habitações porto-santenses; os fardos de borracha acostados nos calhaus e depois usados no fabrico de calçado e toda a panóplia de ferramentas e utensílios do dia-a-dia, entre outros".

"O desenvolvimento económico da ilha alterou este paradigma. Agora tudo o que dá à costa é lixo marinho e não é bem-vindo", alerta o município que pretende através desta mostra chamar a atenção para "o grave problema ambiental que afecta a fauna e flora marinhas e, consequentemente, a economia nos sectores da pesca e do turismo", além do "problema de saúde pública pela ingestão de poluentes associados aos microplásticos".

A exposição 'Ajuda o Mar a Contar Outra História' foi inaugurada, no passado dia 8 de Julho, no Edifício da Câmara Municipal do Porto Santo e poderá ser visitada até o dia 31 de Julho, das 9h às 12h30 e das 14h às 16h30.

Realizado no âmbito da candidatura ao galardão Bandeira Azul, o concurso de poesia 'Ajuda o Mar a Contar Outra História' lançou o desafio de escrever um poema inspirado no mar e nos seus problemas ambientais, que culminou com a realização desta exposição, com o apoio da Loja do Profeta.