Madeira

CMF promove acções de formação sobre situações de emergência

Técnicos do Parque Ecológico do Funchal sensibilizados para os procedimentos a adoptar

Fotos CMF/André Gonçalves Ver Galeria
Fotos CMF/André Gonçalves

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) promoveu, recentemente,  uma acção informativa sobre situações de emergência aos técnicos do Parque Ecológico do Funchal (PECOF).

Esta acção informativa esteve a cargo dos técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil do Funchal e contou com a presença da vereadora Nádia Coelho, com o pelouro do Ambiente e Espaços Verdes e do vereador Bruno Pereira com o pelouro da Protecção Civil.

O objectivo foi dar a conhecer os procedimentos a aplicar em situações de emergência no PECOF, saber consultar e analisar as cartas geográficas, fornecer informações correctas numa chamada 112 e aos agentes de proteção civil, perceber a importância de ter a informação actualizada e reconhecer a relevância de aspectos chaves da comunicação assertiva em situações de emergência.

Esta formação insere-se na sequência de praticar os procedimentos e mecanismos do Plano de Emergência Interno do PECOF em vigor.

O Plano de Emergência Interno (PEI) do PECOF é um documento que fornece dados relevantes para auxílio da actuação de meios externos e procedimentos internos em caso de ocorrência de fogos rurais, cheias, deslizamentos, sismos e acidentes graves (acidentes desportivos, acidentes em actividades lúdicas e de lazer, acidentes de trabalho decorrentes das operações florestais executadas diariamente) que possam pôr em causa o normal funcionamento do parque no que concerne à segurança de pessoas e bens que estão no interior do recinto.

O Município do Funchal tem vindo a apostar na formação de todos os seus técnicos e colaboradores para seguir os procedimentos internos expressos nos seus Planos de Emergência.