A Guerra Mundo

Putin dá estatuto de ex-combatente a civis que participaram na invasão

None

O presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, assinou hoje uma lei que dá o estatuto de 'veterano' (ex-combatente) a civis que tenham participado na invasão da Ucrânia, incluindo jornalistas correspondentes de guerra.

"Mostraram o seu heroísmo durante a operação militar especial e merecem o apoio do Estado", disse o presidente da câmara baixa do parlamento russo (Duma), Viacheslav Volodin, quando a iniciativa foi apresentada.

Volodin adiantou que até agora os civis, entre os quais motoristas, mecânicos, médicos e outros especialistas, só podiam receber este estatuto se tivessem sido feridos ou condecorados.

Um dos autores da lei, o deputado Andrei Krasov, avançou que os jornalistas que cobrem a guerra também podem optar pelo estatuto de ex-combatente independentemente do tempo que tenham estado a cobrir o conflito.

O estatuto permite aos seus possuidores vários benefícios, como isenções fiscais e preferência na aquisição de terrenos.

Durante do dia de hoje, Putin promulgou mais de uma centena de leis, incluindo novas normas sobre "agentes estrangeiros", economia e represálias por discriminação de meios russos.