Madeira

Rastreio do Cancro da Mama chega à Ribeira Brava

None

A 8.ª volta do Rastreio do Cancro da Mama chegou hoje ao concelho da Ribeira Brava, estando previsto o seu término na segunda quinzena de Setembro.

As mamografias de rastreio serão realizadas na Unidade Móvel de Rastreio que ficará estacionada junto ao Centro de Saúde da Ribeira Brava. E o Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) estima convocar cerca de 2.660 utentes da Freguesia, correspondendo à população alvo do programa, dentro da faixa etária dos 45 aos 69 anos.

As utentes serão convocadas por ordem alfabética, através de SMS, correio electrónico ou convocatória em papel, com a indicação do dia/hora e o local onde irão efectuar as mamografias de rastreio.

A sequência de freguesias e previsão para a realização do rastreio no concelho da Ribeira Brava é a seguinte: Ribeira Brava – Entre a primeira quinzena de Julho e a primeira de Agosto; Campanário – Ao longo do mês de Agosto; Serra d’Água – Primeira quinzena de Setembro; Tabua – Segunda quinzena de Setembro;

Sobre o Rastreio do Cancro da Mama na Região:

O Rastreio do Cancro da Mama da RAM é um rastreio de base populacional, dirigido a mulheres assintomáticas, sem factores de risco relevantes e na faixa etária entre os 45 e os 69 anos. A estas mulheres, e após um inquérito dirigido (antecedentes pessoais, familiares, medicação hormonal, sinais e sintomas mamários, entre outros), realiza-se mamografia nas quatro incidências standard, que posteriormente serão submetidas a uma dupla leitura independente por dois radiologistas. Os casos discordantes serão ainda submetidos a uma terceira leitura. Em alguns casos de dúvida as mulheres serão convocadas para uma Consulta de Aferição, durante a qual um dos Médicos Radiologistas fará a avaliação necessária para esclarecimento (anamnese, comparação com exames prévios, palpação, incidências adicionais, ecografia).