Madeira

Governo Regional investiu 13 milhões em Santa Cruz entre 2015 e 2019

None

Pedro Fino frisou, esta tarde, que o Governo Regional investiu, entre 2015 e 2019, um total de 13 milhões de euros no concelho de Santa Cruz, em diversas áreas. O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas esteve na sessão solene do XVII Aniversário da Elevação do Caniço a Cidade, esta tarde, em substituição do presidente do Governo Regional.

Na ocasião, fez questão de agradecer o convite ao presidente da Junta de Freguesia, "um sinal de que nesta freguesia se respeitam a democracia e os órgãos de poder regional legitimamente eleitos", "um indicador de que os representes locais da freguesia do Caniço não confundem a saudável e legítima dialética política de base partidária com o conflito estéril e, nalguns casos, com a desavença institucional sem razão nem causa".

"O verdadeiro adversário do aprofundamento do poder local é o poder central. Pelo que exorto os órgãos locais, freguesias ou municípios, a conjugarem esforços com o Governo na batalha comum de aprofundar a nossa autonomia nas suas dimensões local e regional", destacou o governante. 

Pedro Fino afiançou que o Governo Regional apresenta-se de "consciência tranquila", pois manteve "sempre com os órgãos localmente eleitos uma atitude de respeito institucional". ". E, sem prejuízo de algumas diferenças de opinião sobre decisões políticas concretas, estivemos disponíveis e continuaremos a estar para prosseguirmos o trabalho de desenvolver esta freguesia e o concelho a que pertence num clima de diálogo e concertação com os órgãos locais, sempre no respeito pelas competências próprias de cada um", frisou.

O secretário afirmou que o GR sempre esteve ao lado da população do Caniço, apoiando o desenvolvimento, "com a construção e manutenção da rede viária e acessibilidades, com a melhoria e construção de novos equipamentos de saúde e educação e de novos espaços de lazer, com a implementação de medidas e apoios sociais, destinados à população em situação de maior vulnerabilidade, enfim, com os apoios à atividade agrícola, apoios aos empresários e a toda a população, de uma forma geral".

"No mandato anterior (2015 – 2019), investimos mais de 13 milhões de euros no concelho de Santa Cruz, nas mais variadas áreas. E no atual mandato temos executado, e temos em execução, muito mais investimentos nas áreas determinantes para o bem-estar da população", salientou.

Entre as obras, destacou a conclusão da variante ao Centro do Caniço, a nova rotunda das Eiras, a estabilização e reconstrução de estradas regionais, como a ER 102, que liga a Camacha ao Santo da Serra, bem como a Rotunda da Assomada, a Reformulação de dois entroncamentos na ER 204 nas Figueirinhas, e a Rotunda do Caniço. 

Por executar está a reformulação do Nó da Cancela, "uma obra estruturante para o concelho, e cuja estimativa de custo ronda os 2.500.000,00 euros, e a Requalificação da ER 204 entre a Boa Nova e a Assomada, com uma estimativa de custo a rondar os 11.000.000 euros".

"Relativamente aos equipamentos de educação, foram concretizadas reabilitações de escolas e pavilhões, incluindo a construção do novo auditório da Escola de Santa Cruz e as obras de recuperação do polidesportivo e ginásio das Figueirinhas. Destaco ainda, mais recentemente, a construção da cobertura do Polidesportivo da Escola Básica do 1.º Ciclo do Caniço, na qual foi também construída uma rampa de acesso e uma casa de banho preparada para pessoas com mobilidade reduzida, tornando esta escola mais inclusiva", explicou.

"Num outro plano, destaco uma outra obra já concluída: a construção do Jardim do Garajau, que veio revitalizar e valorizar uma área que se encontrava totalmente desaproveitada, e que se tornou, entretanto, num novo polo de lazer, destinado ao usufruto de toda a população, e principalmente das famílias residentes no Caniço", disse.

Pedro Fino destacou ainda que "porque os investimentos no domínio da eficiência energética constituem uma nossa prioridade, a IHM tem prevista a reabilitação de 51 fogos no Bairro das Figueirinhas, uma obra que se estima que irá para o terreno no final do verão, e que permitirá reabilitar o edificado bem como garantir aos moradores um maior conforto térmico e acústico, mas também poupanças energéticas assinaláveis".

Já na sequência dos investimentos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência, o Governo Regional, através da IHM, irá promover a construção de habitações a custos controlados. "Ao todo, serão mais 84 novos fogos que vão nascer no Caniço, representando um investimento global de 13,4 M€, destinados aos jovens que estão em início da sua vida profissional e não conseguem aceder a uma habitação, mas apontada também para a classe média, numa perspetiva interclassista que naturalmente nunca perderemos", explicou Pedro Fino.

"O Caniço também é conhecido pela sua ligação à agricultura. Não nos podemos, por exemplo, esquecer da produção de cebola, que dá nome a uma Festa que já é um cartaz turístico do concelho. Através de fundos comunitários e do Orçamento da Região, desde 2015, o Governo Regional já investiu no Caniço e nesta vertente 3,1 milhões de euros", disse.

"E por isso, reafirmo hoje, em nome do Governo Regional, o nosso apoio e total disponibilidade para continuar a colaborar com a Junta de Freguesia do Caniço e com a Câmara Municipal de Santa Cruz, em benefício da população residente e da melhoria das suas condições de vida. Apenas com esta estreita cooperação entre Governo Regional, Municípios, Instituições Parceiras e empresas poderemos continuar a enfrentar os desafios e exigências impostas pelo desenvolvimento social, económico e local, com respostas que se complementem e não se sobreponham", terminou.