Madeira

PS acusa Governo Regional de esbanjar milhões ao invés de resolver os problemas do Porto Santo

None

O presidente do PS Madeira lançou, hoje, duras críticas à atuação do Governo Regional no Porto Santo, lamentando que, ao invés de se preocupar com a resolução dos problemas que afetam a ilha, o Executivo tenha vindo, ao longo dos anos, a esbanjar milhões e milhões de euros em obras que acabaram por se revelar projetos completamente falhados.

Sérgio Gonçalves, que hoje e amanhã, juntamente com vários elementos do partido, está a efetuar uma visita de trabalho ao Porto Santo, no âmbito do roteiro ‘Compromissos e Soluções’ e da ‘Academia PS’, aproveitou para visitar vários projetos que custaram muitos milhões do dinheiro dos contribuintes e que acabaram por se revelar ineficientes, estando, na sua maioria, inteiramente votados ao abandono.

O caso mais mediático, e que ultimamente tem estado na ordem do dia, é o projeto das microalgas, o qual o Governo Regional acabou por entregar a privados, depois de ter gasto 45 milhões de euros do erário público. “Andaram a vender a ideia de que este projeto iria produzir biocombustível a partir de microalgas marinhas e que iam transformar o Porto Santo numa ilha livre de combustíveis fósseis, mas, passados estes anos, o que observamos é que este foi um grande falhanço”, conforme já foi até assumido pelo próprio Executivo, afirma Sérgio Gonçalves.

Esta manhã, os socialistas estiveram igualmente junto ao Penedo do Sono, infraestrutura que já representa um custo de mais de 8 milhões de euros, e junto ao estádio de desportos de praia, onde foram enterrados mais de 2 milhões de euros, espaços que estão completamente abandonados e sem qualquer uso. Entre estas duas infraestruturas, encontra-se o kartódromo, também inutilizado.

O líder dos socialistas madeirenses considera ser inaceitável que a população do Porto Santo se depare com tantas dificuldades e com problemas acrescidos pela sua condição de dupla insularidade e o Governo “estoure, de forma irresponsável”, com o dinheiro de todos os contribuintes. “Já é tempo de haver uma mudança para um Governo que, efetivamente, tenha a preocupação de encontrar soluções que deem resposta às necessidades e aos desafios com que a Madeira e o Porto Santo se confrontam”, disse Sérgio Gonçalves, assegurando que o PS é o único partido que garante essa alternativa.

Além destas infraestruturas, a comitiva esteve em outros locais, nomeadamente junto ao campo de futebol e junto aos moinhos de vento no miradouro da Portela, que estão também votados ao abandono. Aliás, o estado em que se encontra este ponto de atração turística foi igualmente alvo de críticas do PS, que não entende como é que o Governo Regional não aproveitou, por exemplo, a fase de pandemia para requalificar o destino.