Madeira

Marcelo desmente Albuquerque: "foi convidado mas deve ter-se esquecido"

None

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assegurou, esta manhã, que o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, "foi convidado expressamente" para participar nas cerimónias comemorativas do Dia de Portugal em Londres. O Chefe de Estado desmentiu, assim, a Quinta Vigia, que, esta manhã, classificou como "uma provocação" o facto da Presidência da República não ter incluído Albuquerque no programa previsto para Londres.

Esta manhã, em Braga, em declarações à RTP, Marcelo Rebelo de Sousa apresentou uma explicação para a divergência de versões: "O Chefe da Casa Civil, a meu pedido, falou com ele pessoalmente a convidá-lo para ir a Londres. Por uma razão muito simples. Porque um terço dos emigrantes antigos em Inglaterra, no Reino Unido, são da Madeira. E portanto foi convidado expressamente pela Presidência da República. Deve ter-se esquecido disso agora. Ele diz que é uma provocação, mas é uma não notícia. Foi convidado, mas esqueceu-se".

O DIÁRIO teve acesso ao programa das celebrações na capital britânica, do qual consta um jantar no restaurante ‘Lisboeta’. Na mesa principal, além do Presidente da República, têm lugar: o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho; o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque; o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro; o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo; o embaixador de Portugal em Londres, Nuno Brito; a embaixatriz de Portugal em Londres, Rosa Batoréu; o chefe da Casa Civil do Presidente da República, Fernando Frutuoso de Melo; e a secretária-geral da Presidência da República, Ana Cristina Baptista.