Madeira

Governo investe meio milhão de euros na Marina do Porto Santo

None

A empreitada de reabilitação da Marina do Porto Santo, um investimento da APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, em contrato programa com o Governo Regional, vai custar meio milhão de euros, avançou hoje Paula Cabaço citada em nota de imprensa.

A presidente do Conselho de Administração da APRAM garante que esta intervenção, cuja conclusão está prevista para primeira semana de Julho, “não vai parar a actividade das embarcações marítimo-turísticas que utilizam aquela marina.”

Paula Cabaço ainda também que durante as três semanas previstas para a montagem dos passadiços e equipamentos acessórios, assim como a instalação das redes de água e eléctrica, as empresas marítimas turísticas, tal como os utentes residentes vão estar “isentos do pagamento da taxa mensal”

A obra "desejada por todos" visa "melhorar a operacionalidade, reforçar e repor todos os postos de amarração existentes antes dos temporais dos últimos anos terem destruído vários equipamentos desta infra-estrutura", explica a responsável, ressalvando porém os trabalhos podem "causar alguns contratempos a quem tem as suas embarcações de recreio que no caso específico são cerca de 10".

"Tentámos minimizar os impactos e por isso, oferecemos a esses clientes a hipótese de optarem pela utilização das poitas da APRAM, existentes no fundeadouro, ou colocarem a embarcação a seco, usando o travelift. No caso dos quatro semirrígidos que se dedicam à atividade marítimo-turística, durante estas três semanas, essas embarcações vão poder encostar lado a lado, nas plataformas existentes no cais do contra molhe. Estão criadas também condições para o embarque e desembarque de passageiros, o que significa que a atividade não vai parar,“ reforçou ainda Paula Cabaço.

"A obra foi adjudicada no final de Novembro. Passou pela produção de todos os materiais que estão já no Porto Santo a ser montados, primeiro em terra, durante esta primeira semana e depois no mar, a partir de 13 de Junho, com a colocação das estacas e montagem de 'fingers' e passadiços, de modo a dotar a Marina do Porto Santo de boas condições de acostagem e segurança, bem como melhorar a sua navegabilidade", acrescentou, frisando que a a Marina do Porto Santo é local de abrigo para muitos iates que realizam viagens transatlânticas, "um nicho de mercado que a APRAM pretende desenvolver mais".