Turismo Madeira

Iniciativa Liberal diz que Madeira nunca foi "um destino de luxo"

Partido diz que logótipo da marca Madeira é "virado para segmentos 'low cost' jovens".
Partido diz que logótipo da marca Madeira é "virado para segmentos 'low cost' jovens".

, Foto Aspress
Um destino de Luxo é o topo da escala das tipologias de turismo. Nunca lá estivemos. Nem de perto, nem de longe.    

Quem o diz é o coordenador regional da Iniciativa Liberal (IL), Nuno Morna, na sequência do evento de agentes de viagens de luxo, pelo nome de 'Connections Luxury in Madeira', que decorreu de 26 e 29 de Julho.

O evento recebeu 140 decisores com uma agenda interactiva projectada para ligar compradores de alto nível a hotéis excepcionais, propriedades boutique, provedores de experiência e empresas de gestão de destinos de todo o mundo, e contou com o patrocínio da Associação de Promoção da Madeira.

"Não negamos o sonho visionário, sem materialização de visão, de podermos ser um destino de turismo de luxo. Mas tanto, mesmo tanto teria que ser feito… e desfeito, começando pelas opções 'low cost' que tutelam, na actualidade, o destino", critica a IL em nota remetida à imprensa.

"Como podemos pretender ser um destino de luxo com problemas como o que temos no centro da nossa capital? Com os mamarrachos que vão nascendo como cogumelos por aqui e por ali? Matando diariamente o conceito de luxo diferenciador: 'green, blue and black', o verde da paisagem, o azul do mar e o preto do basalto das nossas serras?", questiona Nuno Morna.

O coordenador regional da IL considera que "no passado chegámos a ser um destino do segmento premium, mas nunca de luxo".

"Triste, muito triste a ignorância de não saberem o que é o conceito de luxo e o que representa o segmento. Se era o Luxo que procuravam, não alteravam o logótipo da marca Madeira para aquela coisa virada para segmentos de "low cost" jovens", insiste, acrescentando que diariamente destruímos caminhos que nos poderiam reposicionar no segmento Premium.

"Vir agora com esta pretensão de nos posicionarmos num segmento inatingível, é atirarem-nos com areia para os olhos. O costumeiro desrespeito pelos madeirenses que embriagaram no 'luxo' do epíteto de povo superior. E o povo aplaude com uma mão e esfrega os olhos com a outra. O luxo devem ser os muitos turistas que dormem agora  a última noite no aeroporto, para poupar uma noite de hotel e apanhar o voo 'low cost' das primeiras horas da manhã", atira Nuno Morna.