Madeira

PAN diz que com Miguel Albuquerque a Madeira "apenas é falada pelo que não se deve fazer"

None

“A vida de quase todos os europeus está destinada a ser afetada pelo cancro de alguma forma, seja consigo próprio ou com a sua família, amigos ou na comunidade”, pode ler-se no relatório divulgado pela Agência Europeia do Ambiente (EEA), que prossegue  “uma proporção significativa de cancros na Europa atribuível a riscos ambientais e profissionais evitáveis” . Assim começa um texto do PAN-Madeira, onde aponta às falhas do Governo Regional liderado por Miguel Albuquerque, nomeadamente na área da saúde, frisando este partido que com o governante a Madeira "apenas é falada internacionalmente pelo que não se deve fazer" e por gastar como se fosse uma região rica.

"As ações inconsequentes do Governo Regional liderado por Miguel Albuquerque, nas áreas do ambiente, saúde e bem estar da população Madeirense são evidências notórias de que na Madeira não existem politica estruturantes naquelas áreas que nos permitam fazer da Madeira um exemplo de práticas de bem estar para o mundo, contrariamente ao que estes nossos governantes apregoam", acusam.

Mais, referem, "na Madeira não existe dia em que noticias sobre o desaparecimento de pessoas, ou o seu falecimento intempestivo, não aconteçam. Não existe dia em que não apareçam noticias sobre atos de pessoas que NUNCA foram apanágio do madeirense. Lutas, brigas, gritarias, má educação, …. O madeirense está revoltado, zangado, sem paciência e isso reflete-se nas suas ações do dia a dia", acredita o PAN. 

Aliás, dizem, "os exemplos sucedem-se e a apologia da 'boa governação' é gritada aos quatro ventos, como se por mero acaso e muito grito as coisas ficassem bem. Parece que voltamos ao tempo em que por se dizer uma mentira, repetir-se uma mentira, tantas e tantas vezes, a verdade era conseguida". E apontam o dedo a Miguel Albuquerque que "hoje em Porto Moniz quer criar 'um centro de apuramento de raças', presumimos bovinas e tornar a vaca madeirense, talvez por osmose do regime do povo superior que diz governar, também uma vaca/boi superlativa absoluta sintética superior. Mais do que criar condições para o povo madeirense poder ter em suas casas alimentos de qualidade, carne, peixe, frutas, vegetais, … Miguel Albuquerque quer a vaca superior. O boi superior. O coelho superior. A galinha superior", ironizam. 

"Infelizmente de superior, tem o madeirense apenas o mau acesso à saúde; o mau acesso a um emprego condigno; o mau acesso a uma habitação condigna; o mau acesso a uma educação e ensino; o mau acesso a práticas desportivas e sociais necessárias", sintetizam

.E continuam: "Miguel Albuquerque quer uma banana superior (e nem tem de gastar muito dinheiro para a ter). Mas os produtores madeirenses são pagos a um preço inferior. O PAN Madeira defende que a Madeira deve ser falada pela boa diferença. Pela melhor diferença. Mas com Miguel Albuquerque, apenas é falada internacionalmente pelo que não se deve fazer e pelos gastos que se praticam como se fossemos uma região rica. Miguel Albuquerque quer que a Madeira seja líder na economia verde. Quer que a Madeira seja líder na transição digital. Mas é a mesma pessoa que compra mastros de bandeira a um preço 400 vezes superior ao seu preço de custo; que vê concursos de milhões de euros para fotocopiadoras (gastos de papel) serem chumbados pelo TC com cadernos de concursos feitos à medida para empresas que não são amigas do ambiente da Madeira."

O rol de acusações continua: "Miguel Albuquerque quer asfaltar a Laurissilva, o PAN Madeira quer mais áreas verdes arborizadas. Miguel Albuquerque não se importa com os glifosatos, o PAN quer banir os glifosatos (pesticidas cancerígenos). Miguel Albuquerque, vê no betão desenvolvimento, o PAN Madeira vê na economia circular desenvolvimento. Miguel Albuquerque tolera o amianto, o PAN Madeira quer erradicar o amianto da Madeira. Miguel Albuquerque quer introduzir as Bitcoins, o PAN Madeira quer melhores condições de vida para todos os habitantes da Madeira. Miguel Albuquerque defende o facilitismo na educação, o PAN Madeira defende o esforço a dedicação e o mérito. Miguel Albuquerque defende os combustíveis fosseis, o PAN Madeira defende as energias renováveis. Miguel Albuquerque quer um novo hospital, o PAN Madeira quer mais e melhor saúde para todos. Miguel Albuquerque considera que a poluição é consequência do desenvolvimento, o PAN Madeira defende como meta a poluição quase nula."

E todas as opções de Miguel Albuquerque "visam a sua vontade própria do 'é assim porque eu quero' ou é assim porque é melhor para a economia, enquanto todas as opções do PAN Madeira visam uma melhor qualidade de vida, melhor saúde para todos os habitantes da Madeira", garantem. Citando o porta-voz regional do partido, "a visão para o futuro da saúde passa obrigatoriamente pela saúde global, multidimensional e preventiva, mas também pelo investimento necessário nos recursos humanos, equipamentos e serviços hospitalares de proximidade".

Pelo que o PAN defende que se deva "priorizar o investimento público em saúde preventiva; garantir condições para o cumprimento e alargamento dos programas de rastreio, diagnóstico e deteção precoce nos Cuidados de Saúde Primários; desenvolver uma lista de produtos alimentares saudáveis e garantir a dedução em IRS; deduzir a prática de atividades físicas e desporto em sede de IRS; atualizar a frota de transportes públicos que é ela própria uma causa de doença, decido à quantidade de metano e de óxidos nocivos para a saúde que libertam; reduzir a exposição a poluentes numa região de Poluição Zero, livre dos combustíveis fosseis, do Amianto e dos Glifosatos. O que deve ser conjugado com uma Alimentação e hábitos de vida saudáveis", conclui as propostas.