Madeira

Iniciativa do PCP “permitiu aprofundar o diálogo sobre a vida e obra de Saramago”

None

No âmbito da comemoração, no Funchal, do centenário do nascimento de José Saramago, o PCP promoveu, esta sexta-feira, uma conferência na Universidade da Madeira, sobre "Vida e Obra de José Saramago", onde usaram da palavra Edgar Silva, coordenador regional do PCP, e a professora universitária Teresa Nascimento, docente da UMA. Edgar Silva apresentou o contexto e os fundamentos desta iniciativa do PCP de celebrar e valorizar a actualidade do imenso legado de José Saramago.

Teresa Nascimento invocou a vida e obra do Nobel da Literatura, e desenvolveu a vertente da insularidade e suas incidências na criação literária. Nesta conferência foi dado especial tratamento aos 'Cadernos de Lanzarote'. Foi analisada a conexão da escrita de Saramago com a praxis política e com a literatura. A este propósito a professora analisou os universos da ligação com outros escritores, nas suas múltiplas formas, que podem revestir declarações de adesão, de divulgação de uma determinada ideologia ou, pelo contrário, a da resistência em momentos mais críticos da História Portuguesa, e no que representa de infindáveis ramificações temáticas do diálogo. Foi analisada, também, em Saramago a sua capacidade multifacetada do diálogo com outros criadores culturais, com a história, com a música, com a pintura, com outras áreas do saber são vertentes por aprofundar na obra universal de autor português.

Esta iniciativa permitiu o aprofundar do diálogo sobre a vida e obra de Saramago a partir de outros contributos que o debate acrescentou à reflexão realizada. PCP