Madeira

Iniciativa Liberal da Madeira critica fim da Loja do Cidadão

None

Através do seu mais recente comunicado, a Comissão Coordenadora da Iniciativa Liberal da Madeira veio criticar o fim da Loja do Cidadão para dar lugar à nova Agência de Inovação e Modernização.

Foi apresentado ontem e aprovado, na Assembleia Regional, um diploma que acaba com a Loja do Cidadão como a conhecemos. Ouvir o debate na ALRAM foi mergulhar em discursos que não dizem nada que justifique coisa nenhuma. Nem o Secretário o fez, nem os que vêem nisto a panaceia para resolver um problema que não existe. Mas para uma coisa vai servir certamente: criar mais “jobs for the boys"

A Iniciativa Liberal salienta que de entre as coisas que os sucessivos Governos do PSD “fizeram de bom”, uma delas é a Loja do Cidadão, criação nacional que consideram ter sido “muito bem adaptada” à Região.

“Pena é que não tenham ido mais longe, criando equipas móveis que se deslocassem aos diferentes concelhos, aproximando a máquina do Estado dos seus cidadãos”, afirmam, acrescentando que a equipa que gere a Loja do Cidadão é “pequena, funcional e reconhecemos, sem qualquer problema, a competência” que João Lomelino de Freitas tem tido na direcção do barco.

Então se é bom, vamos lá a acabar com aquilo e criar uma tal de Agência de Inovação e Modernização à qual se vai juntar a Direção Regional de Administração Pública, o Simplifica e não sei o quê da Informática. E com isto, o que é simples passa a complexo. Que é assim que eles gostam: máquinas pesadas, improdutivas, que alimentem as clientes e os amigos

O partido sublinha que para além dos funcionários que a Direção Regional de Administração Pública tem, o surgir de uma Agência de Inovação e Modernização, "à boa maneira socialista laranja e da esquerdinha light", vai servir para contratar mais uma data de amanuenses com ligações partidárias.

O PSD/CDS trata a administração pública como se esta fosse uma agência de emprego para os seus apaniguados. Ou seja, o que funciona bem e com ligeireza, vai-se transformar numa coisa enorme, onde a burocracia vai aumentar (como os socialistas/estatistas gostam). Se a Loja do Cidadão, centralizando serviços, se mostrou funcional, se há coisas a melhorar - há sempre - para quê deitar o que está feito abaixo, ao invés de detectar o que pode ser melhorado?