Madeira

"O que agora foi implementado pelo SESARAM no Centro do Bom Jesus, não é bem o que propúnhamos"

None

O Iniciativa Liberal Madeira (IL) revela, através de um comunicado, que o serviço de urgência implementado pelo SESARAM no Centro do Bom Jesus não foi o proposto pelo partido.

Em 2019, o Iniciativa Liberal, defendeu que "a saúde precisa de uma moratória que permita o empenho de todos, acima dos manuais ideológicos, e vigore por mais do que uma legislatura. Quando a Iniciativa Liberal apresentou o seu programa, deixámos bem claro que o que lá ia, podia ser aproveitado por quem quisesse e constatasse nas nossas propostas algum mérito. Eram quase 100 páginas de propostas". 

Em função dos acontecimentos, o IL destaca um ponto do seu programa: "5. É evidente a necessidade da criação de unidades de Serviço de Atendimento Permanente (Santo António e Bom Jesus) estrategicamente localizadas de modo a evitar a habitual sobrecarga do Serviço de Urgência do Hospital Central. As urgências não podem ser a porta de entrada do nosso sistema de saúde.”

Aos SAP (Serviço de Atendimento Permanente) competiria o efectuar a triagem e enviar para o Serviço de Urgência do Hospital Nélio Mendonça o que fosse verdadeiramente urgente. Tudo o resto ficaria a seu cargo. Obviamente que casos há que demonstram a evidência de seguirem de imediato para o hospital" Iniciativa Liberal Madeira.

No comunicado enviado, o partido diz ainda que a "prestação de cuidados de saúde às diferentes necessidades urgentes teriam a adequação necessária, não sobrecarregando serviços e valências".