Madeira

Madeira anuncia primeiro caso confirmado de Monkeypox

Trata-se de um homem com viagem recente à Região de Lisboa e Vale do Tejo

None

As autoridades de saúde da Madeira anunciaram esta terça-feira, 28 de Junho, o primeiro caso confirmado de infecção por Monkeypox na Região Autónoma da Madeira.

Trata-se de um adulto do género masculino, com história de viagem recente à Região de Lisboa e Vale do Tejo. O Serviço de Saúde da Região informa que está a acompanhar o caso, tendo sido tomadas "todas as medidas indicadas para o controlo da infecção. A investigação epidemiológica está em curso". 

A Direcção Regional da Saúde indica que "até à data, não estão identificados outros casos suspeitos de infecção por Monkeypor na Região".

As autoridades regionais de saúde lembram que em caso de sintomas suspeitos, a população deve isolar-se e contactar a Linha SRS 24 - 800 242420.

Relembra-se que indivíduos que apresentem lesões ulcerativas ou erupção cutânea, eventualmente acompanhada de gânglios palpáveis, febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, devem abster-se de contactos físicos próximos e procurar aconselhamento clínico. Direcção Regional da Saúde

Segundo os dados hoje divulgados pela Direcção-Geral de Saúde (DGS), Portugal registou mais oito casos de Monkeypox confirmados nas últimas 24 horas, elevando para 373 o número de infecções em Portugal.

A maioria dos casos de infecção humana por vírus Monkeypox em Portugal são em homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maior parte menos de 40 anos, refere a DGS numa nota publicada no 'site'.