Comunidades Madeira

"Há uma percepção desactualizada da realidade na Venezuela"

Rui Barreto lidera missão empresarial àquele país

Foto DR
Foto DR

O Governo Regional, através do secretário regional de Economia, insta os madeirenses radicados na Venezuela, nomeadamente os mais jovens a olharem para a Madeira no sentido de contribuírem para o seu desenvolvimento, salientando ainda que há uma imagem desactualizada sobre o que se passa na realidade venezuelana.

Para Rui Barreto, que se reuniu, em Caracas, com o embaixador de Portugal na Venezuela, João Fins de Lago, destacou a boa notícia da retoma de voos entre Portugal (Lisboa) e aquele país onde radicam milhares de madeirenses, facto muito importante que representa muito para a comunidade na sua ligação afectiva ao seu país de origem e dos seus pais e avós, embora continuem a contribuir activamente para o desenvolvimento da Venezuela.

O governante deixou um pedido, uma vez que esta é uma missão empresarial, para a necessidade de reconhecer e acarinhar a comunidade radicada na Venezuela, dando-lhes uma perspectiva do desenvolvimento da Madeira "e do caminho que querermos fazer para o futuro e que estamos a desenhar", disse, acrescentando que "nós todos, que somos sangue do mesmo sangue, que onde quer que estejamos temos sempre a Madeira no coração, queremos reforçar esses laços".

Assim, para os que vivem na Venezuela, continuem a amar o país e a contribuir para o seu desenvolvimento, "mas também que as novas gerações se possam aperceber o que estamos a fazer na Madeira e também contribuírem para o desenvolvimento da nossa terra", instou. "E devo dizer que muito do que se passa fora deste país, não está actualizado naquilo que estamos aqui a verificar. Há uma desactualização sobre a realidade deste país". E explicou: "O Estado em que está a Venezuela é diferente da imagem que se tem do país. Os portugueses que aqui estão, integram-se bem na comunidade, sentem-se acarinhados pela presença das instituições e pela perspectiva de crescimento económico. E isso reflecte-se nas boas relações entre os dois países, na diplomacia portuguesa e nas relações entre os dois governos. E esse sentimento é-me transmitido pelos portugueses, madeirenses, empresários que aqui vivem, um sentimento de confiança no futuro. E isso é muito relevante e nem sempre essa mensagem é a que temos na Madeira."