Desporto

Festa do Desporto Escolar começa amanhã

Miguel Albuquerque estará amanhã, pelas 21.30 horas, na cerimónia de abertura

Apresentação da Festa do Desporto Escolar, no centro comercial do Madeira Shopping,
Apresentação da Festa do Desporto Escolar, no centro comercial do Madeira Shopping,

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, estará amanhã, dia 10 de Maio, pelas 21.30 horas, na cerimónia de abertura da Festa do Desporto Escolar, que decorrerá, pela primeira vez, no Jardim Municipal do Funchal, com o lema 'Celebrar a vida. Homenagear o professor'.

Festa do Desporto Escolar vai homenagear o papel do Professor

Após um interregno de dois anos, devido à pandemia de covid-19, a Festa do Desporto Escolar está de regresso ao centro do Funchal. No entanto, devido às limitações vividas nos últimos anos, a cerimónia de abertura não será realizada nos moldes habituais, com um espectáculo de grandes superfícies, estando a mesma agendada para o dia 10 de Maio, terça-feira, às 21h30, no Jardim Municipal do Funchal.

Recorde-se que a Festa do Desporto Escolar decorre até 13 de Maio e envolve 5.157 alunos de 142 instituições escolares.

Nos moldes actuais é a 26ª edição (em 2020 e em 2021 não se realizou) tendo começado a se comemorar no ano letivo de 1994/1995.

A festa envolve todas as escolas e algumas instituições de inclusão, sendo que o Porto Santo participa uma comitiva de 148 elementos.

Na organização, a equipa do Desporto Escolar será constituída por 28 elementos, auxiliados por 200 colaboradores e voluntários.

A edição de 2022 do evento promove um conjunto alargado de atividades desportivas, dirigidas a todos os níveis de ensino, que terá como ponto alto a homenagem, da autoria de Manuela Vieira, que será feita a todos os professores.

A cerimónia conta ainda com: uma actuação musical do artista madeirense Tiago Sena Silva, a visualização do vídeo 'Percurso do Facho Olímpico por todos os concelhos da Região', o acender da Chama Olímpica, os hinos e a declaração de abertura.

No 1.º ciclo, estão previstas atividades gímnicas, arco e flecha, esgrima, golfe, laser run, orientação, pádel, ténis e xadrez.

Já para os alunos dos 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário, as modalidades são andebol, atividades náuticas, atletismo, badminton, basquetebol, futsal, ajuda, natação, patinagem, ténis de mesa e voleibol.

Há ainda, nas atividades motoras adaptadas, atletismo, boccia, goalball, natação, slalom em cadeira de rodas e circuito de habilidades motoras.

O Madeira Shopping irá acolher ainda algumas iniciativas relativas ao evento.