Desporto

Festa do Desporto Escolar vai homenagear o papel do Professor

None

Durante os três dias de competição vão participar 5.157 alunos de 142 instituições escolares

Após um interregno de dois anos, devido à pandemia de covid-19, a Festa do Desporto Escolar está de regresso ao centro do Funchal. No entanto, devido às limitações vividas nos últimos anos, a cerimónia de abertura não será realizada nos moldes habituais, com um espectáculo de grandes superfícies, estando a mesma agendada para o dia 10 de Maio, terça-feira, às 21h30, no Jardim Municipal do Funchal.

A edição de 2022 do evento que promove um conjunto alargado de actividades desportivas, dirigidas a todos os níveis de ensino, vai ter como ponto alto a homenagem, da autoria de Manuela Vieira, que será feita a todos os professores.

O Professor tem enfrentado, ao longo de décadas, uma série de situações críticas e, nos últimos tempos, o Professor enfrentou a pandemia, salvando milhares de crianças e jovens do desânimo que um confinamento prolongado provoca Elmano Santos, director de serviços do Desporto Escolar

Na mesma cerimónia está ainda reservada uma actuação musical do artista madeirense Tiago Sena Silva, a visualização do vídeo 'Percurso Facho Olímpico por todos os concelhos da Região', o acender da chama olímpica, os hinos e a declaração de abertura.

Na apresentação deste evento, que se realizou esta manhã no centro comercial do Madeira Shopping, o director de serviços do Desporto Escolar, Elmano Santos, afirmou que ao longo dos três dias de competição o objectivo passa "promover o desporto mas também fomentar a socialização". 

Este ano vão participar 5.157 alunos de 142 instituições escolares regionais, sendo que do Porto Santo vai chegar uma comitiva de 148 participantes. Na organização, a equipa do desporto escolar será constituída por 28 elementos, sendo auxiliados por 200 colaboradores e voluntários.

No primeiro ciclo, vão ser disputados nove modalidades: actividades gímnicas, arco e flecha, esgrima, golfe, lazer run, orientação, Padel, ténis e xadrez. Nos restantes ciclos e secundários vão ser também disputadas as modalidades de andebol, actividades náuticas, atletismo, badminton, basquetebol, futsal, judo, natação, patinagem, ténis de mesa e voleibol. Para além disso, também vão estar presentes as actividades motoras adaptadas nas modalidades de atletismo, boccia, goaball, natação, slalom em cadeiras de rodas e circuito de habilidades motoras. 

O secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, sublinhou que a retoma ainda não será nos moldes habituais, mas que vai voltar a disponibilizar aos alunos "um conjunto de actividades de práticas" que durante dois anos estiveram limitadas.

Nunca deixamos de encontrar soluções e de adequar as práticas aos momentos que estávamos a viver, mas a verdade é que a actividade física e o desporto também saíram reforçados desta pandemia e veio demonstrar o quanto a prática desportiva é importante para o nosso quotidiano, socialização e o nosso processo de ensino e aprendizagem Jorge Carvalho, secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia