A Guerra Mundo

Equipa da Cruz Vermelha libertada pela polícia perto de Mariupol

None

Uma equipa do Comité Internacional da Cruz Vermelha detida pela polícia ucraniana numa zona controlada pelas forças russas perto do Mariupol "foi libertada durante a noite", refere uma nota de um porta-voz do organismo humanitário.

Os elementos da Cruz Vermelha que tinham sido detidos em Manqush, 20 quilómetros a oeste de Mariupol, "estão agora concentrados em continuar as operações de retirada humanitária", indica a mesma nota.

De acordo com a Cruz Vermelha, este incidente com as autoridades ucranianas demonstra a "volatilidade e a complexidade" da operação de auxílio.

A retirada de milhares de civis da cidade assediada pelas forças russas no Mar Negro é uma das principais preocupações das organizações de apoio às vítimas da guerra. 

O Governo da Ucrânia planeou para hoje a abertura de sete corredores humanitários para retirar cidadãos das áreas mais afetadas pelo cerco e bombardeamentos russos.

De acordo com a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, na rede social Telegram, o corredor humanitário mais importante situa-se entre Zaporijia e a cidade de Mariupol, cercada por tropas russas desde o início da invasão, em 24 de fevereiro, e que não dispõe de serviços básicos.

A cidade industrial e portuária, à beira do Mar de Azov, já teve quase meio milhão de habitantes.

Atualmente, as autoridades ucranianas garantem que cerca de 160.000 permanecem na cidade onde cerca de 80% dos edifícios foram destruídos ou ficaram seriamente danificados pelos bombardeamentos das forças russas.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.430 civis, incluindo 121 crianças, e feriu 2.097, entre os quais 178 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra já causou um número indeterminado de baixas militares e a fuga de mais de dez milhões de pessoas, das quais 4,1 milhões para os países vizinhos.

Esta é a pior crise de refugiados na Europa desde a II Guerra Mundial (1939-1945) e as Nações Unidas calculam que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.