Mundo

Brasil indica novos responsáveis da Petrobras, após desistência dos últimos nomeados

None
Foto REUTERS

O Governo brasileiro indicou hoje dois novos nomes para a administração da gigante estatal petrolífera Petrobras, depois dos últimos indicados terem desistido da nomeação, após uma semana, na sequência de suspeitas de conflito de interesses.

De acordo com um comunicado divulgado pelo Ministério de Minas e Energia, José Mauro Ferreira Coelho foi indicado para o exercício da presidência da empresa e Marcio Andrade Weber para a presidência do Conselho de Administração.

José Mauro Ferreira Coelho foi, de abril de 2020 a outubro de 2021, secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia.

Os dois nomes deverão ser aprovados na Assembleia Geral Ordinária da Petrobras, agendada para a próxima quarta-feira.

Na segunda-feira, o Governo brasileiro anunciou que Adriano Pires, indicado há cerca de uma semana para presidir a gigante petrolífera Petrobras, recusou a nomeação, na sequência de suspeitas de conflito de interesses levantadas pela imprensa local.

Na carta enviada ao Ministério de Minas e Energia, Adriano Pires indica é "obrigado a declinar" o convite pelo facto de não ter conseguido se desvincular do Centro Brasileiro de Infraestruturas, empresa de consultadoria do setor de óleo e gás, que preside.

Um dia antes, o empresário Rodolfo Landim, que trabalhou 26 anos na empresa e seria indicado para presidir ao Conselho Administrativo da Petrobras, anunciou ter recusado o convite do Governo para concentrar o seu tempo e dedicação para fortalecer a equipa de futebol Flamengo, de que é dirigente.

As mudanças na Petrobras surgem numa altura em que os preços da gasolina dispararam no Brasil e que, por isso, surgiram várias críticas à empresa estatal por parte dos mais variados quadrantes políticos.

Em meados de março, a Petrobras anunciou um aumento de 18,77% na gasolina, de 24,9% sobre o gasóleo e 16,1% sobre o gás de cozinha, após quase dois meses sem elevar os preços.

A Petrobras é uma empresa controlada pelo Governo brasileiro, porém, o seu capital é misto e tem ações negociadas nas bolsas de valores de São Paulo, Madrid e Nova Iorque.