Madeira

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegam à Madeira a 6 de Maio

None

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (Comité Organizador Diocesano da JMJ Lisboa no Funchal) - a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani -- que vão peregrinar pela Madeira e Porto Santo, entre os próximos dias 6 e 25 de Maio.

Queremos, desta forma, que integrados no milhão e meio de jovens, participantes da JMJ 23 – Lisboa, possam estar milhares de jovens madeirenses.

O programa da visita à Região foi divulgado pelo Comité Organizador Diocesano da JMJ Lisboa no Funchal e pode ser consultado on-line:

funchaljmj23

EMBARCA Rumo à JMJ Lisboa 2023

A Jornada Mundial da Juventude conta com dois símbolos que a acompanham e representam: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Nos meses que antecedem cada JMJ, os símbolos partem em peregrinação "para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem", acrescenta a nota sobre a iniciativa.

Com 3,8 metros de altura, a Cruz peregrina, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz peregrina, feita em madeira, iniciou uma peregrinação que já a levou a quase 90 países.

"Foi transportada a pé, de barco e até por meios pouco comuns como trenós, gruas ou tratores. Passou pela selva, visitou igrejas, centros de detenção juvenis, prisões, escolas, universidades, hospitais, monumentos e centros comerciais. No percurso enfrentou muitos obstáculos: desde greves aéreas a dificuldades de transporte, como a impossibilidade de viajar por não caber em nenhum dos aviões disponíveis", informa mesma nota, acrescentando que "em 1985 esteve em Praga, na atual República Checa, na altura em que a Europa estava dividida pela cortina de ferro, e foi aí sinal de comunhão com o Papa. Pouco depois do 11 de setembro de 2001, viajou até ao Ground Zero, em Nova Iorque, onde ocorreram os ataques terroristas que vitimaram quase 3.000 pessoas. Passou também pelo Ruanda, em 2006, depois de o país ter sido assolado pela guerra civil".

Já o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, tem 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, e está associado a uma das mais populares devoções marianas em Itália.

Inicialmente prevista para o verão de 2022, a iniciativa foi adiada um ano, devido à pandemia de covid-19.