Abril das mentiras!

O mês de Abril nasce com o conhecido dia das “petas” ou dia das mentiras.

Já foi mais vivido em tempos idos do que agora, mas há sempre quem o “comemore” fazendo os amigos e familiares caírem nas suas patranhas, fazendo-os acreditar no que não existe, olharem para o que não devem, dando-lhes conhecimento de noticias que depois verificam que são falsas, enfim, socorrendo-se de todos os meios ao seu alcance, para lá pregarem a sua “peta” ao amigo ou familiar.

Brincadeiras que, quando não envolvem casos sérios – infelizmente também acontecem – são aceites por todos com piada, criando nas “vítimas” a vontade de no próximo ano não se esquecerem do dia e, inclusivamente, poderem-se “vingar” de quem este ano se riu delas.

O 1º de Abril era sempre um dia de galhofa e, valha a verdade, haviam “petas” – depois contadas por quem as pregava e até por quem as sofria – que não lembrava ao diabo, como se costuma dizer em gíria popular.

Hoje, como, aliás, acontece com outras tradições, o “dia-das-petas” já não tem o fulgor de outrora, mas se pensarmos bem, tem a sua razão de ser.

O povo – valha a verdade – tem agora “petas” todos os dias e em todo ano. Só que, estas não são de brincadeira, se bem que, muitas delas, se não fossem sérias e graves para as nossas vidas nos dariam vontade de rir.

Mas não nos dá. Revelam, muitas vezes, uma tal falta de dignidade, de caráter, de responsabilidade e, inclusive, de um despudor e de uma manifesta falta de respeito por todo um povo e todo um País que, em lugar do riso a sociedade opta pelo desprezo. Os BONS MILITARES DE ABRIL, (convém referir os BONS porque houve outros que pouco tempo depois já se revelaram TRAIDORES e só não nos levaram a uma ditadura pior da que tínhamos porque os tais BONS MILITARES, juntos também de ALGUNS BONS POLÍTICOS E MUITOS BONS CIDADÃOS travaram as suas intenções) provavelmente não sonhavam que ao operarem a REVOLUÇÃO nesse mês iriam contribuir para que ABRIL passasse a ser o “Mês REI DAS PETAS” do País.

Daqui por uns dias, a exemplo dos anos anteriores, vamos certamente assistir às “PETAS da REVOLUÇÃO”, contadas consoante as conveniências dos profissionais contadores.

E o que menos faltará é quem caia nelas!

PETAS que, ao contrário das outras, nada têm de brincadeira, envolvendo, isso sim, interesses ocultos, fazendo o povo crer em mentiras porque são essas mentiras que os tem feito prosperar, contando com a manta protetora dessa tal DEMOCRACIA, SOCIALISMO E LIBERDADE que não se cansam de apregoar.

E são “petas” porque são coisas ditas que não correspondem à realidade, umas dadas por ignorantes, outras, por gente instrumentalizada e ainda algumas, por pessoas, cujos percursos brilhantes e benéficos (para eles próprios,) estão diretamente ligados às intrujices, a histórias falsas e enganosas, diferentes para pior das “petas” do 1º de Abril.

Por conseguinte, este apontamento visa o ALERTAR para as “PETAS DA REVOLUÇÃO” que não tardam a começar e que vão até quase aos finais de Abril.

Temos que estar preparados para separar o trigo do joio, ou seja, AS VERDADES DAS MENTIRAS!

E as verdades – e muitas são graves - só são credíveis quando ditas sem oportunismos e golpismos!

Juvenal Pereira