A Guerra Mundo

Cinquenta e sete corpos encontrados numa vala comum em Busha

None
Foto EPA

Os corpos de 57 pessoas foram encontrados numa vala comum na cidade de Busha, recapturada recentemente pelos ucranianos ao exército russo, afirmou o chefe da proteção civil local à agência France-Presse.

A agência de notícias France-Presse esteve no local, relatando que eram visíveis uma dúzia de cadáveres, alguns apenas parcialmente enterrados.

"Aqui nesta longa vala, estão enterradas 57 pessoas", afirmou o chefe da proteção civil local, Serhii Kaplytchny, que organizou a retirada dos corpos.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, já tinha denunciado hoje um "massacre deliberado" na cidade de Busha, onde muitos cadáveres estão a ser descobertos.

"O massacre de Busha foi deliberado. Os russos querem eliminar o maior número possível de ucranianos. Devemos prendê-los e expulsá-los. Exijo novas sanções devastadoras do G7 AGORA", publicou o ministro na rede social Twitter.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.325 civis, incluindo 120 crianças, e feriu 2.017, entre os quais 168 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 4,1 milhões de refugiados em países vizinhos e cerca de 6,5 milhões de deslocados internos.

A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.