Desporto

Catarina Costa está na final de -48 kg e garantiu a primeira medalha nos Europeus de Judo

None

A judoca portuguesa Catarina Costa já garantiu uma medalha nos Europeus de Sófia, onde vai disputar ainda hoje na Arena Armeets a final na categoria de -48 kg, depois de vencer três combates.

Catarina Costa, que persegue a sua primeira medalha em grandes competições, chegou à final do peso mais leve após vencer a azeri Ramila Aliyeva, a italiana Assunta Scutto e a israelita Shira Rishony.

A judoca de Coimbra, de 25 anos, tem visto fugir a medalha nas grandes competições, depois de ter perdido nos combates para o bronze nos Jogos de Tóquio2020, nos Mundiais de Baku2018 e nos Europeus de Minsk2019, e vai agora defrontar na final a francesa Shirine Boukli, segunda do Mundo e primeira favorita em Sófia.

Catarina, que na qualidade de segunda cabeça de série, estava isenta na primeira eliminatória, teve o caminho aberto para a final, mas ainda encontrou forte resistência nos dois primeiros duelos.

Com a azeri Aliyeva, uma adversária teoricamente inferior, Catarina Costa garantiu a vitória apenas nos segundos finais, com três castigos à sua adversária, e com a italiana Scutto teve de ir a prolongamento.

No 'golden score' resistiu até aos 3.35 (total de 7.35 no combate) e acabou por vencer por ippon, antes de passar à finalcom a israelita Rishony, gerindo o combate -- ainda chegou aos dois castigos -, após uma vantagem de waza-ari.

Sófia é já a cereja no topo do bolo para a judoca de Coimbra, com a medalha a chegar finalmente, depois de Catarina Costa ter estado tão perto de o conseguir nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, nos Europeus de Minsk2019 e nos Mundiais de Baku2018.

Nos três 'palcos', a conimbricense saiu com o 'amargo' quinto lugar, posição conquistada depois de perder sempre na luta pelo bronze.