Madeira

'Portugal Wine Trophy 2022' no Funchal “é muito importante para a promoção e divulgação do nosso Vinho Madeira”

None Ver Galeria

Há vinhos produzidos na Região entre os cerca de 2 mil vinhos a concurso durante quatro dias

A Madeira acolhe, a partir de hoje e até ao próximo domingo, o ‘Portugal Wine Trophy’, um dos maiores e mais importantes eventos dedicados ao vinho a nível mundial.

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, esteve presente na sessão de abertura do evento, que decorre no Pestana Casino Park Hotel, e classificou de “muito bom” a realização do evento no Funchal, ao reconhecer que esta é também “uma forma de promover a Madeira”.

Durante quatro dias, os vinhos serão provados por um painel independente de peritos, inclusive da Região, composto por enólogos, sommeliers, ‘masters of wine’, comerciantes experientes, viticultores, jornalistas, etc. Os produtos serão classificados de acordo com as regras e directrizes da OIV e da UIOE utilizando o sistema de classificação de 100 pontos, na modalidade de prova cega.

A presença neste evento de “pessoas com relações em todo o mundo”, entre os quais dos “maiores especialistas do mundo”, reforça o interesse deste 'Portugal Wine Trophy 2022', inciativa que é também “muito importante para a promoção e divulgação do nosso Vinho Madeira”, concretizou.

Organizado pela Deutsche Wein Marketing (DWM) com o apoio e colaboração do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), esta edição tem “cerca de 2 mil vinhos” a concurso, produzidos em 17 países, inclusive Vinho Madeira e vinho tranquilho produzido na Região.

Os vinhos serão classificados de acordo com as regras e directrizes da OIV (International Organisation of Vine and Wine) e da UIOE (International Union of Oenologists) utilizando o sistema de classificação de 100 pontos, na modalidade de prova cega. Incluindo categorias tais como vinho tinto, vinho branco, vinho rosé, orange wine, vinho verde, vinho espumante (champanhe, cava, prosecco, sekt, espumante, etc.), licor / vinho licoroso (porto, madeira, xerez, malaga, marsala), etc.

O Portugal Wine Trophy (PWT) foi realizado pela primeira vez em 2014, no Porto. Desde então tornou-se um dos maiores concursos de vinho do país.