Madeira

PSD-M critica “falta de visão” e de “respeito” relativamente à alteração do feriado municipal em Machico

None
Foto: DR

O PSD Madeira critica as prioridades “invertidas” do executivo da Junta de Machico relativamente ao feriado municipal.

“Lamentamos que este executivo, que tem representatividade na Assembleia Municipal, tenha votado favoravelmente à alteração do feriado municipal, de 9 de Outubro para 8 de Maio”, sublinha nota enviada pelo partido.

A crítica aumenta face ao passeio aos Açores, organizado pela Junta de Freguesia de Machico, pois o partido acredita ser uma forma “de desvalorizar esta celebração”.

“Para desvalorizar e minimizar esta emblemática celebração religiosa e cultural da população de Machico que o PS teima em desrespeitar, a Junta de Freguesia organiza um passeio à ilha dos Açores, de 4 a 12 de Outubro, semana que coincide com esta celebração”, explica o comunicado.

Segundo o PSD-Madeira a junta de freguesia deveria organizar “passeios para trazer pessoas até Machico”, contudo foram promovidas “outras actividades não coincidentes com as épocas em que a freguesia está em festa e precisa de todos os fregueses”.

“A conclusão a que chegámos é que as prioridades do executivo da Junta de Machico estão completamente invertidas, para prejuízo da nossa população”, critica.

Perante a alteração do feriado do Senhor dos Milagres os sociais-democratas acreditam ser “um acto condenável e reprovável”.

“É uma referência internacional para a identidade de Machico e é fundamental que esse dia continue a ser celebrado com o respectivo feriado municipal”, reforça o partido.

Voto “negado” ao Mercado Quinhentista

Além do feriado municipal, os sociais-democratas apontam ainda o voto contra o reconhecimento proposto pela coligação ‘Juntos Somos Machico’ relativamente à comissão organizadora do Mercado Quinhentista.

“Há valores mais altos que se levantam para quem está na política e ao serviço da população, valores esses que o PS esquece e negligencia, até quando estão em causa eventos que, como este, são o exemplo da força, do talento, da qualidade, da capacidade de trabalho e da extraordinária mobilização dos machiquenses”, critica o partido.

Acrescentou igualmente que a Junta de Freguesia de Machico “desconsidera e desprestigia” o Mercado Quinhentista: “Para além da afirmação do concelho que este evento tem conseguido conquistar e garantir, num esforço que, pelos vistos, esta Junta desconsidera e desprestigia”.