Madeira

Albuquerque espera "resolver questões pendentes" com novo Governo

None

O presidente do Governo Regional da Madeira espera acertar em breve uma reunião com o primeiro ministro António Costa no sentido de resolver as questões pendentes entre a República e a Região.

Para Miguel Albuquerque, que irá em viagem ao estrangeiro na próxima semana, logo que regresse seria a altura ideal para essa reunião. Isto já depois de ter lido o Programa de Governo entregue ontem na Assembleia da República.

"Neste momento é importante estabelecer um quadro de diálogo com o Governo da República para acertarmos e resolvermos as questões que estão pendentes com a Região", referiu o que tem dito em anteriores ocasiões. "Já tive a ocasião de reiterar pessoalmente ao primeiro-ministro, aquando da tomada de posse do Governo, que a Madeira estava dispostas  a estabelecer esse quadro de diálogo e de cooperação e, nesse sentido, vamos depois acertar uma reunião com o senhor primeiro-ministro para abordarmos um conjunto de questões pendentes e que devem ser resolvidas a bem do desenvolvimento da Região, o mesmo é dizer do País".

Para Miguel Albuquerque esse encontro poderá ocorrer a seguir à Páscoa, mas ainda terá de encetar o contacto para tal. Questionado sobre uma das medidas que está no Programa ser a criação de um Conselho de Concertação com as regiões autónomas, o governante referiu que isso já existia, mas que o "fundamental é ser estabelecido o diálogo ao nível dos órgãos de governo, porque pode ser complicado criar um organismo que se sobreponha aos órgãos de governo próprio", lembrou, não descartando, contudo, "que se for esse o entendimento no sentido de resolvermos a parte mais burocrática das questões pendentes, podem chamar-lhe o que quiser, ou grupo de trabalho, mas é essencial que não seja um diálogo de surdos".

Miguel Albuquerque diz-se, por isso, disposto a fazer "uma abordagem consistente dos assuntos" no sentido de "tentar encontrar soluções". O presidente do Governo participava esta manhã na inauguração da exposição "A Ilha do Imperador", na Quinta Magnólia.