Turismo País

Ryanair com esperança em 'slots' da TAP a concurso para aumentar presença em Lisboa

Foto Leonardo Negrão/Global Imagens
Foto Leonardo Negrão/Global Imagens

A Ryanair diz ter "muita esperança" no concurso para aceder aos 18 'slots' diários de que a TAP irá prescindir no aeroporto de Lisboa, após imposição de Bruxelas para aprovar o plano de reestruturação, prevendo três aeronaves adicionais.

"Apresentámos a proposta para as faixas horárias [para a aterragem e descolagem, 'slots'] e cumprimos claramente todos os requisitos [porque] temos aviões de grande porte e comprometemo-nos a basear esses aviões em Lisboa e também a acrescentar voos adicionais de e para Lisboa", declara o presidente executivo do grupo Ryanair, Michael O'Leary, em entrevista à Agência Lusa.

Questionado sobre as expectativas para o concurso, o responsável da companhia aérea irlandesa de baixo custo vinca: "Tenho muita esperança e penso que será muito difícil não atribuir o concurso à Ryanair".

Ressalvando não ser possível "avançar já com os planos concretos porque nem sequer se sabe quais são estas 18 faixas horárias", Michael O'Leary assinala que "a suposição é de que estas faixas horárias são suficientes para operar cerca de três aeronaves adicionais em Lisboa", acrescentando que já demonstraram que podem "operar mais três aviões em Lisboa".

"No inverno tínhamos uma base de sete aviões em Lisboa, mas tivemos de reduzir essa base para quatro aeronaves durante o verão porque não tínhamos 'slots' suficientes e estamos amargamente desapontados por o Governo português não ter respondido ao pedido para libertar essas faixas horárias da TAP porque nos teria permitido manter essas rotas abertas e continuar a crescer, o que esperemos fazer com estes 'slots'", assinala.

Ainda relativamente ao concurso, o presidente executivo da Ryanair indica que a empresa está "à espera de novos aviões maiores provenientes da Boeing".

"O que significa que podemos utilizar essas faixas horárias de forma mais eficiente do que a TAP [...] e agregar mais passageiros por faixa horária do que qualquer outra companhia aérea na Europa", adianta Michael O'Leary.

O concurso para aceder aos 18 'slots' diários de que a TAP irá prescindir no aeroporto de Lisboa, após imposição da Comissão Europeia para dar aval ao plano de reestruturação, arrancou no final de fevereiro, estando prevista uma decisão para junho.

Nos detalhes do concurso, consultados pela Lusa, lê-se que o prazo para manifestações de interesse terminou em 24 de março, seguindo-se uma comunicação da lista das transportadoras que o fizeram até 25 de abril e, depois, 12 de maio é a data final para apresentação oficial de propostas.

Previsto está que, na semana de 13 de junho, a Comissão Europeia divulgue a decisão sobre a avaliação das propostas e que, por volta de 25 de julho, seja assinado o acordo de transferência de faixas horárias, para o arranque da operação em 30 de outubro próximo.

Em causa está o aval dado pela Comissão Europeia, em 21 de dezembro passado, ao plano de reestruturação da TAP e à ajuda estatal de 2.550 milhões de euros para permitir que o grupo regressasse à viabilidade, impondo para isso compromissos de forma a não prejudicar a concorrência europeia.

Entre os remédios impostos por Bruxelas para aprovar o plano de reestruturação está, precisamente, a obrigação de a companhia aérea disponibilizar até 18 'slots' por dia no aeroporto de Lisboa.