Madeira

Banco Alimentar da Madeira solidário com a Ucrânia

None

O Banco Alimentar da Madeira está, à semelhança do que acontece um pouco por tido o país, a estão a acompanhar e a apoiar activamente a situação na Ucrânia, nomeadamente através da ajuda alimentar imediata a casos sinalizados pelo Instituto de Segurança Social da Madeira.

A Secretaria Regional da Inclusão e Cidadania está a acompanhar esta intervenção integrada, que será prosseguida a par de outras ações que estão a ser desenvolvidas, no sentido de proporcionar o bom acolhimento desta Comunidade e prestar ajuda humanitária, condigna e inclusiva.

“O Banco Alimentar da Madeira, manifesta a sua solidariedade e compaixão às famílias ucranianas que estão na Região e àquelas que vão chegando e compromete-se, nomeadamente, a prestar ajuda alimentar, na medida da disponibilidade dos stocks existentes e a integrar, as redes de ajuda integrada, que considerarem oportuna a nossa colaboração”, refere a presidente do Banco Alimentar da Madeira, Fátima Aveiro, citada em nota de imprensa.

No âmbito da intervenção mais alargada do Banco Alimentar, a Direcção a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares deliberou atribuir um donativo em dinheiro à campanha #AllTogether4Ukraine desenvolvida pela Federação Federação Europeia dos Bancos Alimentares (FEBA):

Paralelamente, está a ser feito o encaminhamento para o Banco Alimentar de Kiev de todas as doacções em produto por parte de empresas portuguesas, garantindo um destino seguro.

Está também a ser feita uma angariação de fundos através da plataforma wehelpukraine.org para entrega à FEBA, para apoio aos Bancos Alimentares da Polónia, Hungria, Roménia e Ucrânia que a FEBA selecionou para ajuda a refugiados de guerra. São ainda indicadas no site a Cruz Vermelha para apoio médico, o Serviço Jesuíta aos Refugiados para apoio ao acolhimento em Portugal e o Banco de Bens Doados para apoio ao equipamento das casas onde os refugiados serão instalados.

A Direcção da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares deliberou igualmente a constituição de um Fundo para apoio aos refugiados ucranianos que vierem para Portugal, com uma dotação da Federação e um apelo à solidariedade coletiva dos Bancos Alimentares Portugueses que quiserem participar, destinado a comprar alimentos e reforçar o apoio às instituições e entidades que acolham ou apoiem refugiados ucranianos em Portugal.